O Google anunciou algumas novidades para o seu ecossistema de pesquisas na web tradicional e no uso de inteligência artificial. De acordo com a empresa, elas foram projetadas para ajudar usuários e sites na busca por mais contexto para as informações que procuram.
O principal destaque é a expansão global das Preferred Sources, que permitem definir fontes de pesquisa preferidas para visualizá-las com prioridade nos resultados de pesquisa no Google. A novidade estará disponível em inglês para todos nos próximos dias e para outros idiomas no início de 2026.

O Google também anunciou que está lançando um novo recurso para destacar links para conteúdos disponíveis mediante assinatura, bem como priorizará links de publicações assinadas e os mostrará em um carrossel dedicado — primeiro no aplicativo do Gemini e depois na visão geral criada por IA e no Modo IA.

A empresa também mostrará mais links nos resultados de pesquisa usando o Modo IA e adicionará informações contextuais sobre eles. Além disso, o Google está expandindo o seu Web Guide para ajudar as pessoas a encontrar links e organizá-los em grupos de tópicos úteis.

Por fim, a empresa anunciou parcerias focadas em IA com plataformas de notícia no mundo todo (inclusive com a Folha de S.Paulo) para explorar como a IA pode deixar o público mais engajado, bem como parcerias com o Estadão e com outros veículos focando em notícias em tempo real.