O Google anunciou recentemente um novo recurso para o Meet que deverá tornar o ato de entrar em uma reunião muito mais suave em ambientes corporativos.
Chamada Proximity Detection, a novidade está presente tanto no app do serviço para iOS quanto para dispositivos Android (bem como na web) e funciona à base, vejam só, de sons ultrassônicos.
Com o recurso, ao entrar em uma sala equipada com hardware compatível, o usuário será convidado a entrar na chamada (caso haja um bate-papo em andamento) por meio do modo Companion Mode, evitando microfonia e outras interrupções.

Para que isso seja possível, o equipamento de reunião da sala emite sons inaudíveis para a maioria das pessoas que são captados pelo dispositivo do usuário, o qual entende que há uma chamada em andamento. O Companion Mode, por sua vez, permite que o usuário se prepare para a reunião e faça check-in antes de se conectar.
Por depender dessa captação de som, o recurso demanda que o usuário conceda acesso por parte do Meet ao microfone do celular/computador. O administrador do Workspace também precisa ativar a Proximity Detection manualmente.
De acordo com o Google, a novidade será liberada gradualmente para todos os usuários do Workspace, incluindo contas individuais, a partir de 2 de fevereiro. Já os inscritos no domínio Rapid Release começaram a notar a novidade na última terça-feira (13/1).