Usuários que migram do iOS para o Android (ou vice-versa) já possuem ferramentas que ajudam nesse processo. No entanto, tanto a Apple quanto o Google estão trabalhando para facilitar a transição entre as plataformas.
Conforme divulgado em uma publicação no Reddit, uma nova versão Canary do Android (compilação 2512) está disponível — para smartphones Google Pixel, inicialmente — com novas opções no processo de configuração do dispositivo para lidar com as transferências entre sistemas.

Vale notar que a versão Canary do Android é beta, então ainda não há todos os detalhes sobre os recursos nem informações de quando eles serão lançados. Além disso, também foi constatado que uma função análoga ainda não está presente na Release Candidate mais recente do iOS 26.2.
O que se sabe, porém, é que a Apple vem desenvolvendo um novo framework o qual permitirá que desenvolvedores ativem uma opção para possibilitar a transferência de dados dos seus apps entre o iOS e o Android.
via 9to5Google
Atualização 09/12/2025 às 20:05
Em um comunicado ao 9to5Mac, um porta-voz da Comissão Europeia disse que o recurso que facilitará a transferência de conteúdos entre o iOS e o Android é um “exemplo de como a Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) traz benefícios para usuários e desenvolvedores” — ainda que tal função não será limitada à União Europeia.
Essa solução de portabilidade do sistema operacional permitirá que os usuários transfiram dados facilmente do iPhone para o Android e vice-versa ao configurar um novo dispositivo. Ela suportará diversos tipos de dados, incluindo: contatos, eventos da agenda, mensagens, fotos, documentos, redes Wi-Fi, senhas e até mesmo dados de aplicativos de terceiros. Também funcionará sem fio. Essas são grandes melhorias em comparação com as soluções de transferência de dados limitadas disponíveis atualmente.
Essa solução segue o lançamento do recurso de transferência de eSIM pela Apple e pelo Google em outubro passado. Essa solução simplificou bastante a transferência de eSIMs entre iPhones e celulares Android, que antes era uma operação longa e complexa. Ela foi implementada tanto na UE quanto fora dela e já conta com o suporte de algumas operadoras europeias, e outras deverão aderir em breve.
Ambas as soluções são resultado direto da DMA, a qual exige que serviços específicos (incluindo iOS e Android) garantam a portabilidade de dados efetiva. A Apple apresentou um panorama do seu trabalho nesse projeto nos relatórios de conformidade com a DMA de março de 2024 e março de 2025. Essas soluções foram possíveis graças a um extenso trabalho de engenharia e à colaboração entre a Apple e o Google, bem como a intensas discussões com a Comissão Europeia nos últimos dois anos.
A Comissão Europeia também destaca que os recursos beneficiarão desenvolvedores de aplicativos de terceiros, pois eles “poderão reter facilmente os usuários” quando eles migrarem de um sistema para o outro.