Hiperkin e GameSir anunciam controle de jogos modular para iPhone e iPad

Hiperkin e GameSir anunciam controle de jogos modular para iPhone e iPad

Durante a Consumer Electronics Show (CES) 2026, a GameSir e a Hiperkin anunciaram o X5 Alteron, um controle gamer pensado para a experiência mobile, mas com o diferencial de ser modular.

Idealizado tanto para a experiência de retrogaming quanto para jogos modernos, o X5 Alteron é compatível com iPhones, iPads, Nintendo Switch (1 e 2), bem como dispositivos Android. Ele possui o tradicional mecanismo telescópico expansivo da GameSir e, para os usuários de PC interessados, ele também conta com suporte à tecnologia Bluetooth.

Tipo de recurso normalmente destinado aos controles de alta performance para PCs e consoles — como a linha de controles “Elite”, do Xbox —, o grau de customização presente nesse controle modular permite, por exemplo, simular o layout de botões dos controles do Nintendo 64, do Nintendo GameCube ou até mesmo do Mega Drive (da SEGA), bastante distintos do padrão contemporâneo do mercado (e útil tanto para os assinantes do Nintendo Switch Online quanto para usuários de emulação). 

Esses módulos intercambiáveis são conectados magneticamente. O Engadget relatou que, ao menos em sua versão de protótipo, o ímã é forte o suficiente para causar alguma dificuldade na hora de destacar os módulos do controle.

Além de se adequar à roupagem de consoles antigos, a customização permite também fazer o de praxe: reposicionar o D-Pad, os botões de ação ou até mesmo os analógicos do controle, tudo de acordo com a preferência do usuário. A Hyperkin e a GameSir ainda prometem um módulo de trackpad — pensado para a experiência em jogos de tiro — e outro feito para jogos de luta.

Nos analógicos, ele apresenta tecnologia capacitiva (e não Hall effect), visando eliminar o problema de drift (isto é, a movimentação involuntária do analógico), além de ambos possuírem uma altura ajustável. Quanto aos gatilhos, aí sim ele apresenta a tecnologia Hall effect, cujo efeito a empresa compara ao clique de um mouse.

Além dos diferenciais, ele também atende aos critérios padrões do mercado: conector USB-C, Bluetooth 5.2 e botões táteis de membrana — comuns em controles modulares —, motor de vibração e botões traseiros.

O preço e a data de lançamento do controle ainda não foram divulgados.