Hyperkin e GameSir anunciam controle de jogos modular para iPhone e iPad

Hyperkin e GameSir anunciam controle de jogos modular para iPhone e iPad

Durante a Consumer Electronics Show (CES) 2026, a Hyperkin e a GameSir anunciaram o X5 Alteron, um controle gamer pensado para a experiência mobile, mas com o diferencial de ser modular.

Idealizado tanto para a experiência de retrogaming quanto para jogos modernos, o X5 Alteron é compatível com iPhones, iPads e dispositivos Android, além do Nintendo Switch (1 e 2). Ele possui o tradicional mecanismo telescópico expansivo da GameSir e, para os usuários de PC interessados, ele também conta com suporte à tecnologia Bluetooth.

Tipo de recurso normalmente destinado aos controles de alta performance para PCs e consoles — como a linha de controles “Elite”, do Xbox —, o grau de customização presente nesse controle modular permite, por exemplo, simular o layout de botões dos controles do Nintendo 64, do Nintendo GameCube ou até mesmo do Mega Drive (da SEGA), bastante distintos do padrão contemporâneo do mercado — algo útil tanto para assinantes do Nintendo Switch Online quanto para usuários de emulação. 

Esses módulos intercambiáveis são conectados magneticamente. O Engadget relatou que, ao menos em sua versão de protótipo, o ímã é forte o suficiente para causar alguma dificuldade na hora de destacar os módulos do controle.

Além de se adequar à roupagem de consoles antigos, a customização permite também fazer o de praxe: reposicionar o D-pad, os botões de ação ou até mesmo os analógicos do controle, tudo de acordo com a preferência do usuário. A Hyperkin e a GameSir ainda prometem um módulo de trackpad — pensado para a experiência em jogos de tiro — e outro feito para jogos de luta.

Nos analógicos, o controle usa tecnologia capacitiva — em vez de Hall effect — para reduzir o risco de drift (isto é, a movimentação involuntária do analógico), além de ambos possuírem uma altura ajustável. Quanto aos gatilhos, aí sim ele apresenta a tecnologia Hall effect, cujo efeito a empresa compara ao clique de um mouse.

Além dos diferenciais, ele também atende aos critérios padrões do mercado: conector USB-C, Bluetooth 5.2 e botões táteis de membrana — comuns em controles modulares —, motor de vibração e botões traseiros.

O preço e a data de lançamento do controle ainda não foram divulgados.