Índia desiste de obrigar Apple a pré-instalar aplicativo em iPhones

Índia desiste de obrigar Apple a pré-instalar aplicativo em iPhones

O governo da Índia desistiu de obrigar empresas como a Apple a pré-instalar um aplicativo à la Celular Seguro em todos os smartphones comercializados no país, segundo informações do TechCrunch.

Essa ferramenta, chamada Sanchar Saathi, é gerenciada pelo ministério responsável pelo setor de telecomunicações da Índia e foi introduzida no início do ano, já tendo sido baixada mais de 14 milhões de vezes desde então.

A ordem para que o app fosse pré-instalado em smartphones novos e adicionado a aparelhos antigos por meio de uma atualização de software foi divulgada na última segunda-feira (1º/12) e despertou revolta quase imediatamente, com muitas pessoas preocupadas que o software fosse utilizado, na verdade, como uma espécie de spyware estatal.

Mensageiro estatal russo MAX

MAX, concorrente do WhatsApp, deverá ser pré-instalado em iPhones vendidos na Rússia

Bruno Cardoso22/08/2025 • 11:06

O primeiro sinal de que o governo indiano desistiria dessa ordem surgiu ontem, quando o ministro das comunicações Jyotiraditya Scindia veio a público dizer que a ferramenta poderia ser, sim, desinstalada (a ideia original é que ela não pudesse ser removida do smartphone).

Esse recuo foi anunciado pelo próprio ministério das comunicações por meio de um comunicado oficial. De acordo com fontes da indústria consultadas pelo TechCrunch, porém, o governo indiano ainda não enviou uma notificação para as fabricantes de smartphones confirmando essa mudança de planos.

Até o momento, 14 milhões de usuários baixaram este aplicativo e contribuem com informações sobre cerca de 2.000 casos de fraude por dia. O número de usuários tem crescido rapidamente e a obrigatoriedade da instalação do aplicativo tinha como objetivo acelerar esse processo e torná-lo facilmente acessível aos cidadãos menos informados.

Como comentamos anteriormente, era considerado improvável que a Apple passasse a pré-instalar o Sanchar Saathi nos iPhones mesmo após o governo indiano permitir que o app fosse removido pelos usuários.

Interessados em testar a ferramenta, no entanto, ainda podem baixá-la pela App Store.