iPhones 17 Pro não podem mais fotografar retratos no modo Noite

iPhones 17 Pro não podem mais fotografar retratos no modo Noite

Um número considerável de usuários tem ido a fóruns na internet (inclusive ao da Apple) reclamar de uma mudança dos iPhones 17 Pro e 17 Pro Max que passou despercebida por muita gente: o fim da capacidade de tirar fotos com o modo Noite (Night mode) no modo Retrato (Portrait mode).

Enquanto o modo Retrato (que aplica um efeito bokeh nas fotos) existe desde o iPhone 7 Plus, o modo Noite (o qual estende o tempo de exposição da câmera para tornar as fotos menos escuras) foi introduzido com os iPhones 11, estando presente em todos os modelos da linha principal desde então.

Posts relacionados

Após a introdução do scanner LiDAR, com os iPhones 12 Pro/12 Pro Max, passou a ser possível utilizar esses dois modos em conjunto, o que pode ser bastante útil durante sessões de fotos noturnas. Já a partir dos iPhones 15 Pro/15 Pro Max, passou a ser possível transformar fotos comuns em imagens no modo Retrato de maneira retroativa, uma vez que esses dispositivos passaram a salvar os dados de profundidade capturados pelo scanner.

Como notado por usuários, no entanto, o modo Noite não entra mais em ação quando o usuário decide tirar uma foto no modo Retrato em um iPhone 17 Pro ou 17 Pro Max, o que significa que essas imagens podem acabar saindo bem mais escuras do que sairiam se fossem capturadas com aparelhos mais antigos, como os iPhones 16 Pro e 16 Pro Max.

“Retratos à noite não ficam nem um pouco tão bons quanto poderiam, e é um downgrade em comparação com a qualidade que os modelos anteriores conseguiam alcançar”, comentou um usuário no Reddit. “Mesmo quando cubro a lente com a mão, a imagem não aparece — a única coisa que liga é o flash, que eu não quero e já desativei”, disse outro usuário no fórum de suporte da Apple.

Night Mode in Portrait Mode has been removed
byu/catalyticclover iniPhone17Pro
O modo Noite no modo Retrato foi removido

Parece que a Apple removeu completamente a capacidade de ativar o modo Noite no modo Retrato. Todos os outros iPhones Pro, desde o 12 Pro, tiveram esse recurso com a lente 1x, mas não o 17 Pro. Retratos à noite não ficam nem um pouco tão bons quanto poderiam, e é um downgrade em comparação com a qualidade que os modelos anteriores conseguiam alcançar. Queria que houvesse mais revolta sobre isso, ou até mesmo menção por parte dos revisores (e a “expertise” deles, hein?), para que a Apple fosse forçada a dar uma resposta, mas a julgar pela quase completa falta de outras pessoas mencionando isso online e absolutamente nenhum revisor mencionando isso, a Apple vai se safar com essa remoção de recurso facilmente e sem nenhuma reação pública.

Esse downgrade, como notado pela Macworld, também afeta a habilidade de transformar imagens tiradas com o modo Noite em fotos no modo Retrato retroativamente, o que indica que o iPhone deixa de salvar os dados de profundidade capturados pelo scanner LiDAR (ou de usá-lo completamente) sempre que o modo Retrato é selecionado.

Embora essa mudança tenha passado despercebida por muitos, a própria Apple já confirmou que os iPhones 17 Pro e 17 Pro Max não podem combinar esses dois modos de captura por meio de uma página de suporte, embora não cite um motivo para tal. Há quem diga, porém, que essa seja uma manobra da Apple para tornar o modo Noite menos invasivo, levando em conta que ele pode acabar atrasando certas capturas a despeito da vontade do usuário.

Caso as reclamações continuem a ganhar tração, é possível que a Apple restaure essa funcionalidade por meio de uma atualização de software — ou, quem sabe, só nos próximos iPhones topos-de-linha.

E você, tinha notado essa mudança por aí? 👀

iPhone 17 Pro Max

Cores: prateado, laranja-cósmico ou azul-intenso
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
R$ 12.498,84 Compre agora

iPhone 17 Pro

Cores: prateado, laranja-cósmico ou azul-intenso
Armazenamento: 256GB, 512G ou 1TB
R$ 11.498,88 Compre agora

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos/serviços usando os nossos links de afiliado.