O LinkedIn anunciou que está lançando no Brasil um recurso que permite fazer pesquisas por vagas usando inteligência artificial (IA) — uma funcionalidade a qual está disponível em inglês há um bom tempo e que já é usada por mais de 1,3 milhão de pessoas diariamente.
Com a novidade, em vez de se limitar a termos técnicos e corporativos, é possível escrever prompts de busca em linguagem natural (por exemplo: “quero trabalhar com vendas sem viajar muito”), uma vez que o modelo por trás do recurso entende a intenção do usuário.
Posts relacionados
- Como criar uma Chave-senha (Passkey) no LinkedIn
- Como salvar um post para ler mais tarde no LinkedIn [iPhone, iPad e web]
- Como baixar os seus dados no LinkedIn [web]
Com base nessa busca, o algoritmo analisa o contexto e entrega resultados alinhados — além de analisar a compatibilidade, cruzando as exigências do empregador com as habilidades listadas no perfil do usuário e indicando maiores chances de sucesso.
A nova busca por inteligência artificial representa um avanço importante na forma como usamos a tecnologia para tornar a busca por emprego mais acessível, eficiente e alinhada às reais necessidades dos profissionais. Ao simplificar a forma de pesquisar e oferecer recomendações com base em dados e habilidades, conseguimos reduzir barreiras que antes limitavam o acesso a oportunidades qualificadas.
—Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina e África.
Junto com o anúncio da novidade, o LinkedIn também publicou uma pesquisa a qual aponta que o Brasil é um dos países que mais usam inteligência artificial na hora de procurar um novo emprego, com pelo menos 39% dos entrevistados já tendo usado (ou planejado usar) IA para personalizar currículos.
via Canaltech