Se, de ontem para hoje, você notou que o seu mouse da Logitech parou de funcionar como deveria no Mac, pode ficar tranquilo; ele não está quebrado ou coisa parecida.
Acontece que um problema envolvendo o certificado de desenvolvedor da empresa fez com que o Logi Options+, app usado para controlar os acessórios da marca (incluindo teclados, também), parasse de funcionar por completo no macOS — afetando, assim, o funcionamento desses periféricos.
Hey Logitech, update the cert for the macOS version of Logi Options +
byu/Admiral_Ackbar_1325 inlogitech
Os primeiros relatos acerca desse problema começaram a surgir ainda ontem em redes sociais como o Reddit, com usuários dizendo que recursos de mouses como os da famosa linha MX Master simplesmente pararam de funcionar, incluindo atalhos personalizados.
Ao abrir o Logi Options+ para tentar entender o que estava acontecendo, algumas pessoas (inclusive este que vos escreve) acabaram presas em um loop de inicialização, impossibilitando qualquer tentativa de resolução do problema.
A Logitech, que deveria ter renovado o seu certificado com antecedência, reconheceu o problema ainda ontem ao responder um desses usuários e enviou um email na manhã de hoje para seus clientes explicando que o problema também afetou o G HUB, app similar ao Logi Options+ focado nos periféricos gamer da empresa.
Comment
byu/Disastrous-Track3876 from discussion
inlogitech
Junto com o pedido de desculpas, a fabricante disponibilizou uma correção na forma de uma nova versão do instalador desses apps, que precisa ser instalado manualmente já que o problema com o certificado de desenvolvedor expirado também afetou o próprio atualizador desses aplicativos.
Como a presença de um certificado de desenvolvedor válido é uma exigência apenas da Apple, donos de PCs com Windows não foram afetados por essa “pane”.
As novas versões dos instaladores do Logi Options+ e do G HUB — disponíveis para Macs com o macOS Tahoe 26, o macOS Sequoia 15, o macOS Sonoma 14 e o macOS Ventura 13 — podem ser baixadas por meio dessa página de suporte. Uma solução para versões mais antigas do sistema operacional da Apple será liberada em breve.
via Cult of Mac