A OpenAI anunciou hoje o GPT-5.2, nova versão do seu modelo de linguagem, descrita pela empresa como “a mais avançada já desenvolvida”. O sistema chega ao ChatGPT e à sua API 1 com melhorias em raciocínio, precisão, visão computacional e segurança, voltadas especialmente para uso profissional e científico.
O modelo começa a ser liberado hoje para todos os assinantes dos planos pagos (Go, Plus, Pro, Business e Enterprise), enquanto o GPT-5.1 continuará disponível por três meses como modelo legado. Segundo a OpenAI, o GPT-5.2 foi projetado para executar tarefas complexas e de longo prazo, como criação de planilhas e apresentações, análises de documentos e projetos multimodais.
GPT-5.2 is here! Available today in ChatGPT and the API.
— Sam Altman (@sama) December 11, 2025
It is the smartest generally-available model in the world, and in particular is good at doing real-world knowledge work tasks.
O anúncio surge após uma reportagem do The Wall Street Journal, publicada na semana passada, a qual alegava que a OpenAI estava antecipando o lançamento do GPT-5.2 em pelo menos “algumas semanas” como resposta aos modelos Gemini (do Google) mais recentes. A desenvolvedora do ChatGPT deu início a um protocolo “código vermelho”, em reação à concorrência, que motivou o desenvolvimento acelerado do novo modelo.
Frente a isso, o novo sistema é oferecido nas versões Instant (otimizada para consultas rápidas), Thinking (voltada para trabalhos técnicos e estruturados) e Pro (a mais precisa e confiável).
Em avaliação interna, o GPT-5.2 Thinking superou profissionais humanos em 71% das tarefas de conhecimento do benchmark GDPval, que mede desempenho em 44 ocupações profissionais. O modelo também obteve 92,4% no teste científico GPQA Diamond e 55,6% no SWE-Bench Pro, que avalia engenharia de software em várias linguagens.
It is a very smart model, and we have come a long way since GPT-5.1: pic.twitter.com/6FJG5FbOQG
— Sam Altman (@sama) December 11, 2025
De acordo com a companhia do cofundador e CEO 2 Sam Altman, o GPT-5.2 “alucina” menos e produz respostas mais consistentes. Em testes, houve redução de 30% nas respostas incorretas em comparação com o GPT-5.1. O modelo também alcançou quase 100% de precisão em análises de contexto longo e apresentou desempenho visual 2x superior ao antecessor, interpretando gráficos, painéis e interfaces de forma mais precisa.
A OpenAI afirma que o GPT-5.2 já está sendo usado por pesquisadores em áreas como física, biologia e ciência dos materiais. Em matemática avançada, o modelo atingiu cerca de 40,3% de acertos no teste FrontierMath. Em visão computacional, reduziu pela metade os erros de interpretação de diagramas e interfaces.
O sistema também aprimora o uso de ferramentas externas, atingindo cerca de 99% de sucesso no Tau2-Bench, que mede a coordenação de tarefas com múltiplas etapas, o que torna o modelo mais eficiente em agentes digitais e em fluxos de trabalho autônomos.
GPT-5.2 Pro
— OpenAI (@OpenAI) December 11, 2025
Our smartest and most trustworthy model for difficult questions:
– Stronger performance in complex domains like programming
– Best model for assisting and accelerating scientists
Nosso modelo mais inteligente e confiável para perguntas difíceis:
— Desempenho mais forte em domínios complexos, como programação.
— Melhor modelo para ajudar e acelerar cientistas.
A OpenAI destaca ainda que o novo modelo é o mais seguro até agora. O novo System Card detalha melhorias em respostas sobre saúde mental e autocuidado, além da introdução de um modelo de previsão de idade que identifica automaticamente menores de 18 anos para aplicar proteções e restrições de conteúdo.
Durante o lançamento do GPT-5.2, a executiva de aplicações Fidji Simo afirmou que o “modo adulto” (“adult mode”) do ChatGPT deverá estrear no primeiro trimestre de 2026, após a conclusão dos testes do sistema de verificação etária. Segundo ela, a empresa quer garantir que o modelo consiga distinguir corretamente adolescentes de adultos antes de liberar o novo recurso.
Em publicação no X, Altman apontou que o novo modelo, mesmo sem a capacidade de fazer coisas novas como gerar arquivos refinados, parece “a maior atualização que tivemos em muito tempo”.