A OpenAI anunciou hoje o GPT Image 1.5, nova versão do seu modelo de inteligência artificial focado em geração de imagens. Disponível para todos os usuários do ChatGPT e pela sua API 1 oficial, ele chega para competir diretamente com o Nano Banana Pro, do Google.
Segundo a empresa comandada por Sam Altman, a novidade se sai melhor na hora de seguir instruções, o que deverá aprimorar sua performance ao gerar várias iterações de uma mesma imagem.
Introducing ChatGPT Images, powered by our flagship new image generation model.
— OpenAI (@OpenAI) December 16, 2025
– Stronger instruction following
– Precise editing
– Detail preservation
– 4x faster than before
Rolling out today in ChatGPT for all users, and in the API as GPT Image 1.5. pic.twitter.com/NLNIPEYJnr
— Seguimento de instruções mais rigoroso
— Edição precisa
— Preservação de detalhes
— 4 vezes mais rápido do que antes
Disponível hoje no ChatGPT para todos os usuários e na API como GPT Image 1.5.
Isso significa que usuários poderão pedir para a IA fazer ajustes pontuais nas imagens (como em rostos de pessoas, na iluminação ou na composição) sem que o ChatGPT Images as reinterprete por completo, permitindo resultados mais consistentes a cada prompt.
Capaz de gerar imagens até 4x mais rápido, o novo modelo também se dá melhor com textos, layouts e outros elementos gráficos — coisas que costumam ser um ponto fraco desse tipo de tecnologia.
Juntas, essas melhorias significam que o ChatGPT pode funcionar como um estúdio criativo no seu bolso, capaz tanto de edições práticas quanto de reimaginação expressiva.
Ainda segundo a OpenAI, o ChatGPT Images ganhou um espaço dedicado na forma de uma barra lateral tanto no app do chatbot quanto na web. Nela, é possível encontrar coisas como sugestões de prompts e templates, facilitando a experimentação.
Apesar desses avanços, o GPT Image 1.5 ainda apresenta limitações, como uma certa dificuldade na hora de lidar com textos em idiomas que não sejam o inglês. Além disso, ele também pode apresentar um fotorrealismo excessivo mesmo em imagens estilizadas, o que pode ser um tanto incômodo na hora de entrar em uma trend (como aquela famosa do Studio Ghibli).
Outras novidades
O lançamento do GPT Image 1.5 vem apenas um dia após a OpenAI anunciar que expandiu a possibilidade de ramificar conversas no ChatGPT para o iOS e o Android.
Lançados em setembro na web, os Branched chats (como essas conversas se chamam em inglês), permitem que o usuário explore diferentes ideias a partir de uma conversa em comum em janelas paralelas.
Branched chats are now available on iOS and Android, too. https://t.co/Z6KbIr5YBS pic.twitter.com/FsmBm5ntcP
— OpenAI (@OpenAI) December 15, 2025
É possível usar esse recurso para, por exemplo, escrever dois emails com tons completamente diferentes a partir do mesmo prompt. Depois de gerados, eles podem ser facilmente comparados pelo usuário, que pode voltar à conversa original quando quiser.