Parceria entre Apple e Amazon entra na mira de novo processo no Reino Unido

Parceria entre Apple e Amazon entra na mira de novo processo no Reino Unido

A Apple e a Amazon viraram alvo de um novo processo no Reino Unido que acusa as duas empresas de trabalharem juntas para restringir as vendas de produtos da Maçã por comerciantes independentes na plataforma fundada por Jeff Bezos.

Aberta por Justin Le Patourel no Tribunal de Apelações da Concorrência (CAT, na sigla em inglês), a nova ação judicial bebe da fonte de outros dois casos muito parecidos que foram rejeitados pelos tribunais do país europeu e dos Estados Unidos neste ano.

O argumento de Le Patourel é que a justiça britânica ignorou as principais alegações do processo anterior ao rejeitá-lo, deixando-as sem uma resposta convincente. “Os méritos do caso sempre foram sólidos”, comentou o responsável pela ação judicial em um comunicado.

Em uma nota vista pelo AppleInsider, um representante da firma de advocacia Hausfeld & Co afirmou que Le Patourel está movendo um processo de US$1,2 bilhão contra a Apple e a Amazon, além de descrevê-lo como “um campeão dos direitos do consumidor”.

O responsável pelo processo ganhou notoriedade no Reino Unido após mover um litígio contra a operadora local BT, embora tenha perdido o litígio e sido obrigado pelo CAT a pagar US$18,7 milhões em custas processuais.

Vejamos, então, se Le Patourel terá mais sorte que as empreitadas anteriores — o que é considerado improvável, dadas as semelhanças entre os processos.