Com a apresentação do Apple Creator Studio, muitas dúvidas surgiram sobre qual o modelo de negócio que a Maçã passará a adotar (ou continuará adotando) para os seus softwares de edição profissional e produtividade — e o pessoal do CineD foi à procura da resposta para algumas delas.
Uma das mais importantes diz respeito aos recursos de inteligência artificial anunciados para o Final Cut Pro, uma vez que alguns usuários que já adquiriram o aplicativo (ou que ainda podem adquirir) na Mac App Store ficaram na dúvida se também receberão essas novidades.
Posts relacionados
- Quais são as características e vantagens do Apple Creator Studio?
- Apple Creator Studio une Final Cut Pro, Logic Pro, Pixelmator Pro e mais em uma só assinatura
- Pixelmator não será mais atualizado no iOS; Pixelmator Pro chegará ao iPad
Bryan O’Neil Hughes, que faz parte do time de marketing de produto da empresa, afirmou categoricamente que sim: todos os usuários da versão vendida de forma avulsa receberão os recursos — com exceção do Montage Maker, que é um recurso exclusivo para o iPad e, portanto, vinculado a uma assinatura (já que o app para iPadOS não pode ser comprado, apenas assinado).
Os mesmos recursos e funcionalidades — Visual Search, Transcript Search e Beat Detection — estarão na versão de compra única que você tem hoje. Ele vai atualizar, e tudo vai funcionar como você espera.
Embora essa mesma lógica se aplique a outros apps e funcionalidades pagas da Apple (como o Logic Pro e o MainStage), o mesmo não valerá para o Pixelmator Pro, que ganhará uma ferramenta de inteligência artificial (Wrap) que estará disponível apenas para assinantes do Creator Studio.
Nem tudo são flores…
Como observado pelo MacRumors, outros aplicativos que farão parte do bundle e que atualmente são completamente gratuitos (Pages, Numbers, Keynote e Freeform) agora poderão ser considerados freemium, já que também receberão recursos de IA que estarão disponíveis só para assinantes.
Certamente essa é uma maneira válida para a Apple justificar a adição desses softwares ao pacote, mas pelo menos podemos nos contentar com o fato de que o aplicativo mais poderoso do combo continuará podendo ser adquirido de forma integral, por uma compra avulsa.
Voltando ao post do CineD, eles também confirmaram com a Apple que os recursos de IA estarão disponíveis em todos os Macs com Apple Silicon (e não apenas nos com os chips M5), bem como que a empresa levará em breve o recurso Background Export ao Final Cut para iPad.