A IFI Claims divulgou um relatório detalhado sobre o mercado de patentes em 2025 nos Estados Unidos — e a Apple reduziu de forma relevante o número de registros em relação ao ano anterior.
Segundo os dados, a Maçã caiu da quarta para a sexta colocação em número de patentes concedidas no ano. Ao todo, foram 2.722 patentes para a empresa, número inferior às 3.082 concedidas em 2024.
Isso representa uma queda de 360 patentes em números absolutos (ou -11,68%), com a Maçã se juntando à LG como as únicas empresas do Top 10 a registrar redução no total de patentes concedidas.
Com a Samsung na liderança, com 7.054 patentes registradas, o grande destaque do ranking vai para a Dell, que viu seu número de patentes aumentar em mais de 50% em um ano, saindo de 1.515 para 2.301.
Por que a queda da Apple?
Embora possa parecer preocupante à primeira vista, a queda da Apple segue a tendência geral das empresas americanas, cujas patentes concedidas recuaram 9% em 2025, após um declínio já registrado em 2024.
Empresas como Google e Amazon (ambas fora do ranking) também registraram quedas e perda de posições, enquanto outros grandes players atuais do mercado, como Tesla, NVIDIA e Meta, sequer aparecem no Top 50.
Além disso, o cenário atual relacionado à inteligência artificial faz com que muitas empresas optem por manter mais segredos comerciais e, assim, registrar menos patentes relacionadas às suas descobertas na área.
via MacRumors