A Rússia baniu o uso do FaceTime — bem como de outros serviços, incluindo o Snapchat — de acordo com informações da agência Interfax.
Segundo o Roskomnadzor, órgão federal russo que supervisiona a mídia e os recursos de telecomunicações, o Snapchat e o FaceTime estavam sendo usados “para organizar e executar atos terroristas” e recrutar perpetradores, bem como para cometer fraudes e outros crimes.
Além dos serviços em si, o Roskomnadzor também está tentando limitar o acesso de usuários a serviços de VPN 1, projetados para burlar as restrições.
Usuários na Rússia apostam em VPNs para driblar censura
Luiz Gustavo Ribeiro07/03/2022 • 09:42Vale notar que a Rússia vem restringindo o acesso a serviços de comunicação ocidentais desde o início da guerra contra a Ucrânia, em 2022 — incluindo plataformas como Facebook, Instagram e X — além de limitar o acesso ao YouTube.
Ademais, no mês passado, a Rússia alertou que poderia proibir totalmente o WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais popular do país, acusando o serviço de violar a legislação local. Mais recentemente, o país também mirou o popular jogo infantil Roblox, alegando que ele promove “propaganda LGBT”.
Segundo a Reuters, o ministro russo de desenvolvimento digital, comunicações e mídia, Maksut Shadayev, recusou-se a comentar o assunto. A Apple também não se manifestou publicamente, até o momento.
via 9to5Mac