Nesta semana, acompanhamos a notícia da saída do vice-presidente de design de interface humana da Apple, Alan Dye, para assumir um novo cargo na Meta. A Maçã, porém, já tratou de anunciar Steve Lemay como o próximo executivo a ocupar essa posição.
Como também vimos, a saída de Dye gerou algumas reações na mídia e nas redes sociais — tanto positivas quanto negativas, com relação à atuação do executivo na Apple. Fato que, à parte dos elogios/críticas, designers (alguns de longa data) da empresa se manifestaram publicamente a favor de Lemay.
Chan Karunamuni, designer do grupo de interface humana da Maçã, escreveu que “não poderia estar mais animado” com a “nova era” de design sob a liderança de Lemay. Conforme notado pelo 9to5Mac, Karunamuni possui contribuições que incluem a interface gestual do iPhone X, a Ilha Dinâmica (Dynamic Island), a lanterna do iOS 18 e alguns dos recursos do Liquid Glass.
Steve’s been my manager for my entire 15 year career so far at Apple and I could not be more excited for this new era. https://t.co/rKEzvsd3YB
— Chan Karunamuni (@chan_k) December 5, 2025
Brandon Walkin, outro integrante do time de design de interface humana, também elogiou a gerência de Lemay e se disse empolgado para a atuação dele como chefe de design.
Steve’s the best manager I’ve ever had and is the perfect person to lead the team. Like Chan, I’m extremely excited about the new era of design at Apple. https://t.co/L4KRTQwESp
— Brandon Walkin 🚶🏻 (@bwalkin) December 5, 2025
Ben Hylak, ex-funcionário do mesmo grupo, foi outro que apoiou a promoção de Lemay.
steve lemay is by far the best designer i have ever met or worked with in my entire life. literally taught me what design is.
— ben (@benhylak) December 3, 2025
incredibly exciting for apple. https://t.co/Yk2QvpG0R0
Incrivelmente empolgante para a Apple.
Lemay ingressou na Apple em 1999 e, mais recentemente, atuava como gerente no grupo de design de interface humana da empresa. Como muitos outros funcionários da gigante de Cupertino, ele mantém um perfil muito discreto, com poucas aparições públicas.
Contudo, o Cult of Mac conseguiu encontrar uma referência a Lemay como membro da equipe de design do iPhone original. Conforme revelado pelo próprio Tim Cook, CEO 1 da Apple, no anúncio sobre a saída de Dye, Lemay ajudou a moldar todos os principais sistemas operacionais da empresa, incluindo o iOS, iPadOS, macOS, watchOS e visionOS.
The #iPhone design team, Marcel Van Os, Pat Coleman, Steve Lemay, Bas Ording. 6/29/07 Apple Store San Francisco. #apple #thisdayinhistory pic.twitter.com/SbUDJ3moNH
— Arno Gourdol (@arnog) June 29, 2017
Lemay é citado ainda em centenas de patentes da Apple que datam desde pelo menos 2003, incluindo registros históricos como a patente final do iPhone original. O designer também contribuiu para aplicativos importantes como Fotos (Photos) e Mapas (Maps), de acordo com outro membro da equipe original do iPhone.
Por fim, ele contribuiu em um elemento de design da interface do iPadOS: o efeito de sombra virtual do Apple Pencil no iPad — recurso chamado Apple Pencil sobre a tela (Apple Pencil Hover) —, conforme revelado em uma entrevista ao Design Milk.
Os prospectos são positivos e as expectativas estão aumentando para a “nova era” de design da Apple sob a liderança de Lemay. De qualquer forma, resta-nos aguardar pelos resultados práticos dessa próxima fase.