A Rivian lançou hoje um novo update para os seus carros de segunda geração com uma série de novos recursos. Dentre eles, destaca-se a inclusão do suporte às chaves virtuais em carteiras digitais — incluindo para o app Carteira (Wallet), da Apple, por meio da Rivian Digital Key.
Referência no mercado americano e um pouco desconhecida no Brasil, a Rivian é especialmente reconhecida pela sua presença no setor de SUVs e picapes, todos elétricos.
A inclusão do suporte ao recurso Chave do Carro (Car Key) permite destrancar o carro com o iPhone assim que o usuário se aproxima ou se afasta do veículo. O recurso também funciona em smartwatches como o Apple Watch, permitindo que se utilize a ferramenta sem o celular. No iPhone e Apple Watch, há um retorno tátil para indicar a trava ou destrava do veículo. A Rivian Digital Key ainda permite o compartilhamento de até oito chaves via mensagem com familiares e amigos.

A ferramenta foi desenvolvida com base no protocolo Car Connectivity Consortium (CCC), desenvolvido em parceria com as principais montadoras de automóveis e empresas de tecnologia, incluindo a Apple. O padrão conta com suporte à banda ultralarga, presente tanto nos carros de segunda geração da Rivian quanto nos smartphones que suportam a tecnologia (no caso da Apple, aqueles com o chip U1, presente a partir dos iPhones 11).
Segundo rumores recentes, o recurso também deverá chegar em breve aos carros da General Motors (GM), Porsche e Toyota.
Como comunicou a empresa, a versão 2025.46 trouxe outras melhorias, incluindo a ampliação da direção assistida hands-free (prevista para chegar no início de 2026), agora chamada Universal Hands-Free. Ela também funciona agora fora das rodovias mapeadas inicialmente, além de permitir escolher o modelo de condução (Mild, Spicy ou Medium), a ampliação da visualização de assistência e uma maior customização no painel do motorista. Foram adicionados, ainda, recursos exclusivos (Kick Turn e RAD Tuner) para os modelos Gen 2 Quad-Motor off-road.