Há alguns dias, falamos aqui que o WhatsApp estava testando no iOS a opção de adicionar fotos de capa em perfis de usuários. Pois bem, como notado pelo WABetaInfo na versão 26.1.10.73 do app (disponível no TestFlight), o mensageiro segue incrementando essa funcionalidade.
Recentemente, a plataforma adicionou opções de privacidade relacionadas à foto de capa que permitem limitar ou expandir sua visibilidade, assim como já é possível fazer há algum tempo com a foto de perfil, “visto por último” e o recado.

Como é possível notar na imagem acima, será possível escolher uma entre quatro opções no menu Configurações » Privacidade » Foto de Capa: “Todos” (“Everyone”), “Meus contatos” (“My contacts”), “Meus contatos, exceto…” (“My contacts except”) e “Ninguém” (“Nobody”).
Todos esses ajustes de privacidade funcionam exatamente como esperado; “Todos” mantém sua foto de capa visível para absolutamente todos os usuários da plataforma; “Meus contatos” torna-a disponível apenas para números salvos na sua agenda; e “Ninguém” faz sua foto de capa ficar indisponível para qualquer contato, esteja ele salvo no seu celular ou não.
A opção “Meus contatos, exceto…”, como seu nome indica, tem um funcionamento muito parecido com o de “Meus contatos”, mas dá ao usuário a chance de impedir que contatos específicos vejam a sua foto de capa.
Em desenvolvimento, essas novas opções ainda não estão disponíveis nem mesmo para membros do canal beta do WhatsApp.
GIFs do Klipy
Há alguns anos, usuários do WhatsApp têm a opção de selecionar GIFs de duas plataformas para enviá-los em suas conversas: GIPHY e Tenor. Em breve, essa lista de opções mudará para GIPHY e Klipy.
Notada na versão 26.2.10.70 do WhatsApp, também disponível no TestFlight, essa novidade está sendo testada com um pequeno número de usuários inscritos na versão beta do app, que já não podem mais enviar imagens da plataforma Tenor.

Essa mudança se dá pois a Tenor anunciou recentemente que encerrará o suporte à sua API 1 em 30 de junho próximo, de modo que ninguém mais poderá selecionar GIFs através da integração da plataforma com o WhatsApp.
Vale notar que, atualmente, alguns usuários podem selecionar GIFs apenas do GIPHY ou da Tenor. A disponibilidade dos serviços, como explicado pelo WABetaInfo, varia de acordo com os termos das políticas do WhatsApp.
Ao que tudo indica, o processo de escolha de GIFs continuará o mesmo, com usuários podendo conferir a fonte da imagem por meio de uma etiqueta em um dos seus cantos.
É esperado que o Klipy substitua a Tenor por meio de uma atualização para o mensageiro em breve.