O Google apresentou nesta quinta-feira (8) uma prévia do futuro do Gmail. A big tech está usando inteligência artificial para mudar a forma como os usuários navegam pela caixa de entrada. A principal novidade é a AI Inbox, uma visualização alternativa que transforma sua lista de e-mails tradicional em uma lista de tarefas e tópicos relevantes.
Outros recursos incluem um corretor de gramática e busca com IA dentro do Gmail.

Caixa de entrada vira lista da tarefas
Atualmente, a caixa de entrada do Gmail é organizada de forma simples: uma lista com e-mails recebidos, em ordem cronológica. Alguns usuários podem configurá-la para mostrar os itens que ainda não foram abertos, deixando as mensagens lidas para baixo.
O Google está mudando isso. O recurso AI Inbox usa inteligência artificial para transformar a caixa de entrada em algo mais próximo de um painel de organização pessoal. Em vez de apenas exibir as correspondências, o Gmail passa a sugerir ações concretas a partir do conteúdo dos e-mails, como pagar contas, responder mensagens importantes, reagendar compromissos ou acompanhar eventos recorrentes.
Também são apresentados resumos de conversas e temas em andamento que não exigem ação imediata, mas merecem atenção.
Segundo a empresa, a nova visualização será exibida ao lado da caixa de entrada tradicional na versão web, identificada por um ícone próprio no menu lateral. Ao abrir o recurso, o usuário verá um resumo personalizado com indicação da última atualização, seguido por uma seção de “tarefas sugeridas” e outra dedicada a tópicos em acompanhamento. Cada item permite acessar os e-mails originais relacionados.
O Google afirma que a Caixa de Entrada com IA não impõe um limite para o número de tarefas sugeridas, mas tenta priorizar o que é mais relevante com base no comportamento do usuário, como a frequência de respostas e os contatos mais recorrentes. Ainda assim, a empresa reconhece que há riscos de desorganização devido à possível sobrecarga de e-mails.
A empresa também admite que o recurso ainda está em evolução: por exemplo, não há como marcar que uma tarefa foi concluída.

Outros recursos que marcam o futuro do Gmail
O AI Inbox não é o único.
O Google também anunciou avanços na busca dentro do Gmail com o recurso Visão Geral com IA. A ferramenta permite que usuários façam perguntas em linguagem natural diretamente na barra de pesquisa, como “quem foi o encanador que me deu um orçamento no ano passado?”. O resultado é uma resposta resumida com base nas comunicações dentro do Gmail, sem necessidade de abrir cada correspondência individualmente.
Outra novidade é um sistema de revisão gramatical detalhada, que analisa gramática, tom e estilo dos textos. É algo parecido com o Grammarly.
Todos os novos recursos de IA são baseados no modelo Gemini 3, o mais recente da big tech.
Em relação à privacidade, o Google reforça que o conteúdo dos e-mails não é utilizado para treinar seus modelos de IA. Usuários podem desativar os recursos inteligentes a qualquer momento.

Leia mais:
- @gmail.com: Google deixará você editar seu endereço de e-mail
- Google e Character.AI firmam acordos após mortes de adolescentes associadas à IA
- 5 prompts do Gemini para organizar suas finanças
Quem pode usar os novos recursos do Gmail?
- O AI Inbox está sendo liberado inicialmente apenas para um grupo restrito de “testadores confiáveis” nos Estados Unidos e, por enquanto, apenas para contas pessoais do Gmail. Contas do Google Workspace ainda não são compatíveis;
- O recurso de correção gramatical, Visão Geral de IA (que permite fazer perguntas na barra de busca) e as sugestões de respostas personalizadas já estão disponíveis para assinantes dos planos Google One AI Pro e Ultra;
- Já os resumos de IA já estão disponíveis para todos os usuários do Gmail. Nesse caso, é preciso abrir cada e-mail manualmente.
Por ora, as ferramentas estão previstas para os Estados Unidos.
O post Futuro do Gmail: IA vai repaginar sua caixa de entrada; veja como fica apareceu primeiro em Olhar Digital.