GTA: Relembre a trajetória da franquia da Rockstar até o GTA VI

GTA: Relembre a trajetória da franquia da Rockstar até o GTA VI

GTA VI está prestes a sair, praticamente 13 anos depois do seu quinto jogo. Com tanta espera, é interessante relembrar um pouco do histórico de uma das franquias mais influentes dos games, que surgiu há praticamente 3 décadas. Veja aqui como começou e o que GTA trouxe ao longo de tantos anos.

Grand Theft Auto e a primeira geração dos jogos da franquia

GTA 1
A primeira geração dos jogos de GTA trazia gráficos simplórios, mesmo para o padrão da época – Imagem: Reprodução / Rockstar

GTA, a abreviação de Grand Theft Auto (Grande Roubo de Carros – tradução livre), começou em 1997. O seu primeiro jogo foi lançado para PC e, pouco tempo depois, para Playstation e Game Boy Color. Era um jogo simples, com visão aérea e bem linear, contando com 6 níveis diferentes em cidades baseadas em cidades reais, mas com nomes diferentes: Liberty City para Nova Iorque, San Andreas para San Francisco, e Vice City para Miami.

O seu objetivo em cada fase também era bem simples: adquirir uma certa pontuação (contabilizada em dólares) fazendo diferentes missões. Mesmo com toda essa linearidade, o jogo já apresentava grande liberdade, permitindo ao jogador se mover para onde quiser, para onde quiser, atirar em qualquer um, roubar qualquer carro, etc. Essas liberdades foram o maior destaque do jogo, mas também o motivo de polêmicas que perduram até hoje na franquia.

O game ainda teve duas DLCs: Grand Theft Auto: London 1969 e Grand Theft Auto: London 1961. Ambas traziam mais missões e novos níveis, mas agora ambientados em uma Londres da década de 60. Tanto o jogo original quanto suas expansões tiveram uma recepção mista, principalmente pelos seus gráficos toscos e limitados, mas foram populares o suficiente para garantir uma continuação.

Grand Theft Auto 2

GTA 2
GTA2, lançado em 1999 – Imagem: Reprodução / Rockstar

Lançado em 1999, GTA 2 era bem similar ao primeiro jogo, mas trazia diversas adições. Dentre elas, o sistema de facções permitia ganhar respeito ao trabalhar para uma das sete facções presentes no jogo, mas perdendo respeito das facções rivais. Na prática, isso alterava o comportamento das facções quanto ao seu personagem, desde um comportamento totalmente pacífico a atacá-lo à primeira vista.

Outra mudança significativa que permanece até os dias de hoje é o foco no protagonista. Diferente do jogo anterior, onde era possível escolher entre vários personagens sem qualquer diferença ou relevância, o jogo trazia um protagonista único e com uma história que girava em torno dele. Além disso, nesse jogo foram introduzidas as estações de rádios, que permitiam escolher a trilha sonora que melhor preferir.

Apesar dessas e outras mudanças, o jogo ainda teve uma recepção mista do público, principalmente pela falta de mudanças significativas nos gráficos e na jogabilidade. Mesmo assim, o jogo vendeu mais 1,2 milhão de cópias no seu lançamento, chegando a vender mais de 2 milhões de cópias mundialmente. Um número bem expressivo na época, ainda mais por se tratar de uma franquia que ainda era pequena.

Grand Theft Auto III e a geração dos jogos 3D

GTA III
A segunda geração de GTA veio com jogos totalmente 3D, dessa vez trazendo gráficos e mecânicas revolucionárias para sua época – Imagem: Reprodução / Rockstar

Esse foi o primeiro dos GTAs a trazer um mundo totalmente 3D, com gráficos interessantes para época e reais inovações. O jogo se passava apenas em Liberty City, abandonando completamente o conceito de níveis.

O jogo trazia um mundo aberto, algo revolucionário para época, assim como NPCs que reagiam ao ambiente e um ciclo dinâmico de clima, dia e noite. Tudo isso em cidade bem detalhada, com uma grande variedade de construções e veículos, além de uma liberdade muito maior ao jogador.

Tantas inovações fizeram com que o jogo fosse aclamado pela crítica, recebendo uma nota 97/100 do Metacritic. Além disso, o GTA III foi um sucesso gigantesco de vendas, atingindo 6 milhões de cópias em um ano e uma receita de mais de US$250 milhões. Números que fizeram com que as ações da Take-Two disparassem.

Grand Theft Auto Vice City

GTA Vice City
GTA Vice City, lançado em 2002 – Imagem: Reprodução / Rockstar

O segundo jogo da época do PlayStation 2, Vice City trazia toda uma ambientação inspirada em uma Miami na década de 80, na vibe de obras como Miami Vice e Scarface. Além disso, o protagonista mudo e sem história de fundo, motivado apenas pela vingança, foi substituído por um personagem com mais conteúdo. Tommy Vercetti, protagonista de Vice City, era bem carismático, recém saído da cadeia e com grande ambição para construir seu “império”.

Esse jogo também foi muito aclamado e, na época, foi o jogo com maior número de vendas em poucos dias. Isso porque no seu primeiro dia, ele já havia vendido 500 mil cópias, depois atingiu 1,4 milhão em dois dias e chegou a 5,97 milhões em dois anos.

Grand Theft Auto San Andreas

GTA San Andreas
GTA San Andreas, mesmo lançado em 2004, ainda conta com Mods feitos por fãs até os dias de hoje – Imagem: Reprodução / Rockstar

O último jogo da época do PS2 e o mais marcante, talvez até mesmo da franquia. GTA San Andreas trouxe muitas revoluções não só para a série, mas também para os games. O jogo trazia grandes inovações em sua jogabilidade. A começar pelo seu mapa, dessa vez composto por 3 cidades interligadas, sendo o maior mapa da época.

Além de seu mapa gigantesco, a customização do jogo era ainda maior, afetando até mesmo sua jogabilidade. Era possível ganhar força e músculos ao fazer exercícios, mais fôlego ao correr ou nadar, e até mesmo aprender artes marciais para usar em combate. Em contrapartida, comer demais poderia engordar seu personagem, perdendo muita agilidade e fôlego devido a isso.

Com tantas mudanças, o sucesso do jogo foi universal, garantindo 4,5 milhões de cópias vendidas na sua primeira semana. Foi um dos jogos mais vendidos do PlayStation 2, atingindo 17,33 milhões de cópias até 2009 só no console, e mais de 27,5 milhões de cópias no total.

Grand Theft Auto IV

GTA IV
GTA IV trouxe gráficos muito mais realistas, até mesmo para os padrões do PS3 e do Xbox 360 – Imagem: Reprodução / Rockstar

Lançado em 2008, na geração do PlayStation 3 e Xbox 360, GTA IV foi o primeiro a trazer gráficos realistas para a franquia. Além disso, o jogo contava com uma história muito mais densa, abandonando boa parte do tom satírico para um tom mais sombrio, cinemático, uma crítica ao “Sonho Americano”.

Outras grandes mudanças também aconteceram em sua jogabilidade. O jogo trazia uma física muito mais realista, baseada em simulações e detecção de colisão, enquanto trazia um tiroteio mais tático, focado em cobertura. Seu realismo também podia ser visto ao dirigir, contando com um sistema de peso e suspensão também baseados em física.

Mesmo com mudanças tão radicais, GTA IV foi um grande sucesso. Sua narrativa, tão alterada, foi muito bem recebida principalmente pela crítica. O seu sistema de combate foi considerado mais responsivo, com o sistema de cobertura sendo uma ótima adição, e seus gráficos foram universalmente aclamados. Entretanto, o jogo também foi um sucesso de vendas, atingindo 25 milhões de cópias de acordo com a Take-Two.

Grand Theft Auto V

GTA V
GTA V, lançado em 2013

O último jogo lançado até o momento, GTA V talvez seja o jogo mais aclamado da franquia. Um game que trouxe uma história ainda mais complexa, dessa vez com 3 protagonistas, e muito mais interessante de acompanhar. Mesmo com seu tom mais satírico e referências à cultura pop, o drama e as relações dos personagens têm muito mais destaque, comove e impressiona, tornando sua narrativa muito mais cativante.

Quanto a sua jogabilidade, GTA V apresenta um mapa significativamente maior, trazendo agora áreas rurais, montanhas e até debaixo do oceano. Além disso, o game oferece diversas atividades como mergulho, caça e até mesmo investimentos no mercado de ações. Já as mecânicas de jogo foram aprimoradas, tornando a pilotagem menos punitiva e sua física ainda mais realista, com reações a impacto bem detalhadas e imprevisíveis.

Por fim, houve um grande destaque no seu modo online, que evoluiu muito desde sua primeira versão em GTA IV. Dessa vez, o modo conta com uma narrativa completa, com um protagonista mudo em sua jornada para se tornar um criminoso poderoso. O que inclui diversas missões diferentes que podem ser feitas junto com outros jogadores, além de muitos outros objetivos paralelos. Praticamente um jogo novo, e mantém uma base sólida de jogadores até hoje.

Após tanta espera, finalmente GTA VI vai entrar em sua pré-venda, nesta quinta-feira (23/06), mas sem um horário especificado ainda. O jogo vai ser lançado para PlayStation 5 e Xbox Series X|S (por US$79,99 na sua edição básica), enquanto seu lançamento segue previsto para dia 19 de novembro de 2026.

O post GTA: Relembre a trajetória da franquia da Rockstar até o GTA VI apareceu primeiro em Olhar Digital.