O corte de internet no Irã segue vigente nesta segunda-feira (12), somando 84 horas sem conexão. A decisão foi tomada por autoridades iranianas em meio a protestos contra o governo do país.
A situação chamou atenção internacional. Segundo a Reuters, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que iria conversar com o bilionário Elon Musk sobre o reestabelecimento da internet.

Irã está sem conexão internet
As autoridades iranianas impuseram o corte de internet e de sinal de telefonia na quinta-feira (9). Segundo a organização não governamental de monitoramento de cibersegurança Netblocks, no X, os dados mostram que já são 84 horas sem conexão.
A justificativa é a onda de mobilizações que acontece no país, após uma grande manifestação inicial na capital Teerã. Os cidadãos protestam contra a crise econômica e o governo de aiatolá Ali Khamenei, que está no poder há 35 anos.
De acordo com a agência de notícias de Portugal, o chefe de diplomacia do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que os protestos pelo país se tornaram sangrentos para incitar uma intervenção militar por parte dos Estados Unidos. Ele não apresentou provas para isso e disse que a situação está sob controle.
Ativistas e ONGs internacionais contabilizam mais de 500 mortos.
⚠️ Update: As #Iran wakes up to a new day, metrics show the national internet blackout is past the 84 hour mark.
— NetBlocks (@netblocks) January 12, 2026
Years of digital censorship research point to these workarounds:
📻 Shortwave/HAM radio
📶 Cell towers at borders
📡 Starlink terminals
🛰️ Direct-to-Cell satellite pic.twitter.com/1UqMAbLYEV
Trump quer reestabelecer conexão no Irã com a ajuda de Musk
- Segundo a Reuters, Donald Trump afirmou no domingo (11) que conversaria com Elon Musk sobre o reestabelecimento da internet no Irã;
- Ele foi questionado se a solução envolveria a SpaceX, que viabiliza o serviço de internet por satélite da Starlink, de Musk. Trump respondeu apenas que o bilionário “é muito bom nesse tipo de coisa, ele tem uma empresa muito boa”;
- Nem o presidente estadunidense, nem o executivo respondem aos pedidos de comentários da agência.
O post Irã está há 84 horas sem internet; Trump cogita ajuda de Musk para intervir apareceu primeiro em Olhar Digital.