O que você fará a seguir? IA quer prever seu próximo movimento

O que você fará a seguir? IA quer prever seu próximo movimento

Para onde você vai nos próximos minutos ou horas? Você pode ainda não saber, mas a IA sabe. Pesquisadores da Northeastern University desenvolveram um sistema que usa grandes modelos de linguagem para prever o deslocamento humano.

A ferramenta, batizada de RHYTHM, consegue antecipar o fluxo de pessoas com horas de antecedência, em alguns casos antes mesmo de o próprio indivíduo decidir para onde vai.

Trânsito de Los Angeles é um dos mais carregados dos EUA.
IA pode prever deslocamentos urbanos e ajudar no planejamento de tráfego (Imagem: Walter Cicchetti/shutterstock)

IA pode prever deslocamento humano

A RHYTHM foi criada para identificar padrões recorrentes de mobilidade e projetar cenários futuros de deslocamento. Segundo os pesquisadores, o modelo é capaz de estimar a localização de uma pessoa nos próximos 30 minutos ou até 25 horas.

A proposta parte da ideia de que, embora os movimentos humanos pareçam caóticos e difíceis de prever à primeira vista, eles seguem ritmos relativamente consistentes. Atividades como ir ao trabalho, à escola, ao mercado ou à academia costumam ocorrer em horários semelhantes ao longo da semana.

A equipe usou dados de mobilidade de código aberto para treinar a IA. A capacidade dos modelos de linguagem de interpretar as informações com base no contexto permitiu que a ferramenta fosse além da mera repetição dos padrões, e também levasse em conta as condições desses deslocamentos. Essa abordagem permitiu lidar melhor com a variabilidade natural do comportamento humano.

RHYTHM
RHYTHM foi treinado com dados reais de deslocamento (Imagem: Haoyu He, Haozheng Luo, Yan Chen, Qi R. Wang/arXiv/Reprodução)

Sistema foi testado com dados reais

Para validar o sistema, a equipe utilizou dados de deslocamento de um grupo de pessoas durante sete dias. A IA conseguiu prever de forma consistente quais eram os movimentos desse grupo nos dias seguintes, até uma semana inteira depois.

Em termos de desempenho, o RHYTHM apresentou resultados superiores aos de modelos com propostas semelhantes. Nos testes, foi cerca de 2,4% mais preciso de forma geral e até 5% mais eficiente em períodos considerados irregulares, como fins de semana, quando as rotinas tendem a fugir do padrão.

Outro diferencial é o tempo de treinamento: o sistema exige menos dados e menos processamento para aprender, o que facilita o desenvolvimento.

Uma frente fria chega a São Paulo trazendo chuva e queda de temperaturas na região central da capital paulista
Tecnologia também pode ajudar na resposta a desastres (Imagem: Cris Faga / Shutterstock)

IA pode ajudar no transporte urbano e em casos de emergência

  • Os pesquisadores defendem que o RHYTHM tem aplicações potenciais em áreas como transporte urbano, planejamento de tráfego e resposta a emergências;
  • Por exemplo, em casos extremos, como desastres naturais, acidentes rodoviários e ataques terroristas, a IA poderia ajudar as pessoas a entender o que está acontecendo e para onde devem ir;
  • O foco é justamente nessas aplicações a curto prazo. Embora seja possível, a equipe admite que previsões a longo prazo são mais desafiadoras e propensas a erros.

O estudo foi divulgado em formato de pré-publicação no repositório arXiv.

O post O que você fará a seguir? IA quer prever seu próximo movimento apareceu primeiro em Olhar Digital.