Stranger Things chegou ao fim em 31 de dezembro na Netflix, dividindo fãs e movimentando até teorias da conspiração. No entanto, a caminhada da quinta temporada ainda não acabou: novidades estão chegando para o universo da série no mundo dos games, no jogo Dead by Daylight.
Nesta semana, a Behaviour Interactive anunciou oficialmente Dead by Daylight: Stranger Things – Capítulo 2, marcando o retorno da colaboração com a série da Netflix. A novidade foi revelada poucos dias após o encerramento definitivo da produção, que chegou ao fim após oito episódios da quinta temporada – e um nono capítulo não vai acontecer.
Ou seja, a novidade chega em um momento simbólico: com a história de Hawkins encerrada na TV, o crossover passa a ser, para muitos fãs, a forma mais próxima de continuar interagindo com esse universo.
Quando acontece o crossover?
O novo capítulo de Dead by Daylight já está disponível na versão pública de testes (PTB) na versão da Steam do game. A versão final tem lançamento marcado para o dia 27 de janeiro no PC e consoles.
Além da nostalgia, o foco está em expandir o elenco jogável e em trazer mecânicas inéditas para o horror assimétrico de Dead by Daylight. Como o jogo está caminhando para os 10 anos de vida, celebrados em junho, a colaboração abre as comemorações para o aniversário de uma década.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que os universos de Dead by Daylight e Stranger Things se cruzam. Em 2019, o primeiro capítulo da colaboração trouxe um mapa inspirado na série, o Demogorgon e os personagens Nancy e Steve.
Quais personagens estão inclusos no Capítulo 2?
O grande destaque do Capítulo 2 é Vecna, apresentado como um novo assassino jogável. Conhecido na série também como Henry Creel ou Número Um, o vilão chega à Névoa com habilidades inspiradas diretamente no Mundo Invertido, incluindo o uso de vinhas para atacar sobreviventes e formas alternativas de mobilidade pelo mapa.

Segundo a Behaviour, Vecna consegue distorcer o ambiente ao seu redor, materializando elementos do Mundo Invertido como armas e aplicando uma espécie de maldição nos sobreviventes afetados. Essa condição altera o ritmo da partida e torna o assassino ainda mais perigoso em momentos decisivos, mudando a dinâmica tradicional das perseguições.
Do lado dos sobreviventes, o capítulo adiciona Eleven e Dustin Henderson ao elenco. Os dois personagens trazem habilidades próprias e estilos de jogo distintos, refletindo suas personalidades na série: de um lado, a força psíquica e a resiliência de Eleven; do outro, a inteligência, criatividade e liderança de Dustin.

Além dos personagens jogáveis, Dead by Daylight também receberá novos Trajes Lendários inspirados na série. Eddie Munson chega como traje para Dustin, enquanto Robin Buckley aparece como visual alternativo para Nancy. Ambos contam com falas originais e podem ser adquiridos na loja do jogo.
Além de estar disponível no PC, onde já é possível testar a expansão, Dead by Daylight pode ser jogado no PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S e X, bem como no Nintendo Switch. Uma edição mobile do game também estava disponível no Android e iOS, mas foi descontinuada.
E aí, o que você achou da colaboração de Dead by Daylight com Stranger Things? Comente nas redes sociais do Voxel e TecMundo!