A Asus confirmou que não irá fabricar novos smartphones, e seguirá focada em outros mercados, como o de inteligência artificial. O movimento foi revelado pelo próprio presidente da gigante de Taiwan, Jonney Shih, e vai de acordo com especulações que surgiram recentemente, alterando significativamente a estratégia da empresa.
Durante um evento realizado em Taiwan na última sexta-feira (16), Shih teria confirmado essa saída abrupta do mercado de celulares, que ocorrerá de maneira imediata a partir de agora. “A Asus não lançará mais novos modelos de celulares no futuro”, disse o chefão da empresa, segundo o site asiático Inside.
Vale notar que Shih não descartou totalmente a possibilidade da Asus voltar a produzir celulares no futuro, acendendo algum tipo de esperança nos fãs da marca. No entanto, o presidente também não confirmou que a empresa pretende continuar esse legado nos dispositivos Android no futuro, então resta aguardar.

Mesmo assim, a Asus continuará provendo serviços para os atuais smartphones do seu portfólio, como atualizações de software e a garantia autorizada para conserto dos produtos. Porém, a companhia não explicou até quando esse suporte vai estar disponível, mas deve durar alguns anos.
A nova estratégia da Asus
A decisão da Asus em sair do mercado de smartphones não chega a ser uma surpresa, já que nos últimos anos os lançamentos da companhia oscilaram de maneira considerável. Fora a linha de smartphone Zenfone, a principal da marca, os ROG Phones também serão descontinuados, e a linha gamer da gigante ficará à deriva.
- O objetivo da Asus agora é dar prosseguimento ao ramo dos computadores e notebooks, área onde sempre foi bem forte;
- É dito que a companhia focará bastante no segmento de Pesquisa e Desenvolvimento para novas linhas comerciais;
- Inteligência artificial também desempenha um papel importante na empresa, que investirá robótica e óculos de realidade avançada;
- Vale ressaltar que esse segmento de IA atingiu um crescimento de 100% dentro da empresa, justificando a movimentação;
- Mesmo com um forte marketing, a divisão mobile da Asus nunca foi uma unanimidade no mercado de smartphones;
- A linha Zenfone já teve lançamentos importantes, mas não era a principal escolha dos consumidores;
- O segmento ROG Phone deve ser o mais afetado, pois oferecia smartphones gamer realmente poderosos para essa parcela do público.
O último anúncio de smartphones da Asus aconteceu em 2025, com o ROG Phone 9 FE e o Zenfone 12 Ultra, lançados em fevereiro e que não chamaram muita atenção. Já o ROG Phone 9 FE até tinha certo apelo, visto que era uma versão mais acessível da série de aparelhos gamer.
Quer acompanhar as novidades da Asus, os lançamentos de hardware e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.