Aumento em chips de RAM deixará PCs e celulares mais caros

Aumento em chips de RAM deixará PCs e celulares mais caros

Dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares, vão ficar mais caros em 2026. Por conta da alta demanda em inteligência artificial, o preço de chips de memória RAM aumentou exponencialmente nos últimos meses, e o mercado de tecnologia será fervorosamente afetado.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Felipe Vidal (@vidal_felip)

Com a expansão de data centers para IA, fabricantes de RAM decidiram direcionar sua produção para modelos HBM de alta largura de banda, focando nesse mercado específico. Em contrapartida, a produção para o mercado consumidor básico ficou sobrecarregada.

Marcas como a Samsung aumentaram em 60% o preço dos contratos com seus clientes, e novos aumentos podem ultrapassar a barreira dos 100%. Empresas como Xiaomi e Asus chegaram a oficializar que vão precisar reajustar o valor dos seus smartphones e computadores para não saírem no prejuízo.

Quer acompanhar novidades sobre o mercado, chips e tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.