Crise de memória faz Nvidia encerrar produção da RTX 5070 Ti, aponta rumor

Crise de memória faz Nvidia encerrar produção da RTX 5070 Ti, aponta rumor

A Nvidia supostamente interrompeu a produção e distribuição de chips para a GeForce RTX 5070 Ti, segundo representantes da Asus em conversas com o canal do YouTube Hardware Unboxed. Neste caso, a companhia taiwanesa teria afirmado que essa placa de vídeo atingiu o fim de vida e não será mais produzida. A Asus não se pronunciou oficialmente.

Como aponta o youtuber, conhecido pelo canal especializado em hardware, a Nvidia acabou basicamente com a GeForce RTX 5070 Ti. “A Asus, maior parceira da Nvidia, nos contou explicitamente que esse modelo está enfrentando uma escassez de fornecimento e, portanto, foi descontinuado”, explica o canal.

Diante desse cenário, a Asus não deverá mais produzir modelos com o chip da RTX 5070 Ti daqui para frente. Embora outras marcas ainda não tenham confirmado a informação, é provável que parceiras da Nvidia também sigam esse caminho, afinal de contas os produtos descontinuados não são mais vendidos para fabricantes parceiras.

No vídeo, ainda é dito que após conversar com representantes de lojas australianas, foi confirmado que a RTX 5070 Ti realmente enfrenta problemas de abastecimento. Segundo os lojistas, não é mais possível adquirir essa placa de vídeo de parceiros e distribuidores, em um sintoma claro de um produto no fim de ciclo.

Por que a Nvidia vai descontinuar a RTX 5070 Ti?

Mesmo que não haja nenhuma justificativa oficial até o momento, o fim de linha da RTX 5070 Ti parece ser uma estratégia da Nvidia para se manter competitiva em tempos de crise. Com a alta nos preços de RAM, e o fato desse modelo ter 16 GB GDDR7, seu cancelamento pode dar um alívio na produção, e fomentar a compra da RTX 5070 regular de 12 GB e mais barata.

  • A publicação ainda aponta que a RTX 5060 Ti de 16 GB deve ser o próximo modelo descontinuado pela gigante verde;
  • O modelo de 8 GB da RTX 5060 continuará no mercado, mas já sofre de um encarecimento nos custos da produção;
  • Alguns lojistas esperam que essa GPU de entrada veja um salto de até 20% nos preços por conta da crise de eletrônicos;
  • Um movimento similar deve ocorrer com a RTX 5070, que se mantém no varejo, mas pode ter preços reajustados em breve;
  • A nova estratégia da empresa deve descontinuar produtos com a mesma quantidade de memória, e favorecer os de maior desempenho;
  • O insider HKEPC explicou ao VideoCardz sobre o assunto, citando que as RTX 5090, RTX 5080 e RTX 5060 Ti de 8 GB devem continuar intocadas;
  • A única GPU que não teve o martelo batido ainda é a RTX 5070, mas uma definição deve ocorrer em breve.

O informante explica que entre uma RTX 5060 Ti de 8 GB e 16 GB, a Nvidia vai priorizar a de 16 GB. No caso entre as RTX 5060 e RTX 5060 Ti, ambas de 8 GB, a empresa prioriza a mais forte, e o mesmo se aplica nas categorias mais altas. Como a RTX 5070 Ti e a RTX 5080 possuem 16 GB, a 5070 Ti foi escolhida para ser descontinuada por ser a mais fraca, teoricamente.

O TecMundo entrou em contato com a Asus e outras representantes de GPUs, mas ainda não obteve resposta.

Quer acompanhar novidades da Nvidia, os lançamentos de hardware e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.