A empresa de inteligência artificial (IA) Anthropic apresentou neste domingo (11) um novo produto voltado para a área da saúde. Trata-se do Claude for Healthcare, uma versão otimizada do chatbot da companhia para o setor.
Ainda neste mês, a rival OpenAI também apresentou uma versão do ChatGPT direcionada para esse segmento. Porém, a abordagem das duas ferramentas é diferente: a nova variante do Claude não é tão voltada para o consumidor comum, apesar de ter essa possibilidade, mas sim ao segmento corporativo.
O que o Claude for Healthcare é capaz de fazer
A nova IA foi construída com base em uma série de padrões de segurança e bases de dados do sistema de saúde, inicialmente com base no cenário dos Estados Unidos.
O objetivo é que ela seja uma assistente para hospitais, médicos ou clínicas, startups, seguradoras, empresas de planos de saúde e outras organizações, além de ter uma possível utilidade governamental.
- A plataforma é capaz de fornecer apoio na elaboração de testes clínicos, solicitações de cobertura de plano de saúde ou documentos profissionais, como prontuários médicos, notas clínicas e relatórios;
- Ele ainda pode atuar em etapas mais burocráticas dessa área, como na elaboração de tarefas de faturamento e a gestão de autorizações de protocolos para exames ou procedimentos — fases que normalmente levam horas e prejudicam atendimentos mais urgentes;
- Assim como o novo ChatGPT, o Claude voltado para a saúde também processa e interpreta dados clínicos, resultados de exames e possíveis diagnósticos, ajudando um paciente a se preparar para consultas com mais informações e sugestões de perguntas;
- A IA também pode elaborar materiais explicativos e educativos sobre doenças, sintomas e campanhas de saúde;
Além disso, a IA pode ainda resumir o histórico médico de uma pessoa, explicar resultados de testes em linguagem simples e detectar padrões em dados. Porém, o texto gerado pela IA sempre está acompanhado de mensagens sobre a importância de buscar acompanhamento médico especializado.
Neste caso, a Anthropic garante que a integração com dados de saúde de um usuário é privada e essas interações não são utilizadas para treinar os modelos de linguagem da companhia. Mais informações podem ser encontradas na página principal da IA.
A IA Claude Code para programação também ganhou uma nova versão recentemente. Confira aqui o que mudou na plataforma.