MPF pede volta do prefixo 0303 para chamadas de telemarketing

MPF pede volta do prefixo 0303 para chamadas de telemarketing

Ministério Público Federal (MPF) fez uma solicitação formal na forma de uma recomendação para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O pedido envolve o uso do prefixo 0303 para identificação de chamadas de telemarketing.

O pedido do MPF é para que a Anatel torne novamente obrigatório o uso do prefixo em ligações telefônicas do chamado telemarketing ativo, em que há um funcionário ou gravação do outro lado da linha para oferecer um serviço ou produto variado. A agência retirou essa orientação em 2025.

Segundo o órgão, a obrigatoriedade "foi retirada precocemente, antes que a nova tecnologia substituta — o serviço Origem Verificada — estivesse disponível para toda a população". Até por isso, a ideia é que o prefixo volte ao menos até que essa função esteja implementada de forma plena no país.

O MPF argumenta ainda que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) "garante o direito à informação clara e protege o cidadão contra práticas comerciais abusivas". O Origem Verificada seria esse método, desde que seja seguro, compatível com aparelhos de diferentes gerações e acessível em uso para a população.

A Anatel tem o prazo de 30 dias para informar se vai ou não acatar a recomendação. Até agora, a agência não se manifestou sobre o assunto.

O vai e vem do 0303 no Brasil

O 0303 é um código criado para ajudar o consumidor a identificar e bloquear ofertas comerciais indesejadas. Ele aparecia antes do número de telefone em questão, para que o cliente escolhesse não atender a chamada ou já saber do que se trata a conversa.

  • A ação foi apresentada em dezembro de 2021 como uma ferramenta de "transparência" por parte da Anatel;
  • O prefixo entrou em vigor em março de 2022, com alguns meses de prazo para implementação por essas companhias. Entidades que não adotassem a tempo a medida poderiam sofrer denúncias e punições por não cumprimento da determinação;
  • Em 2024, o número de ligações indesejadas fez a Anatel ampliar o uso do 0303 também por empresas que realizem mais de 10 mil ligações diariamente, como é o caso de operadoras e marcas de telecomunicações no geral;
  • Em agosto de 2025, porém, a própria Anatel voltou atrás e revogou a obrigatoriedade da adoção do 0303. O argumento apresentado foi que o público desenvolveu "aversão" a essas ligações e passou a evitar as chamadas de propósito ao identificarem o código;
  • No lugar, a Anatel focou em estratégias para reduzir o spoofing (chamadas que usam outro número para aplicar golpes ou outras atividades fraudulentas) e acelerar o desenvolvimento das tecnologias da Origem Verificada. Na época, a decisão foi muito criticada por serviços de proteção ao consumidor, como Procons e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Brasileiros recebem mais de 1 bilhão de ligações abusivas por mês. Saiba mais sobre o tema nesta matéria!