Primeiro aparelho oficial com ChatGPT chega em 2026, confirma OpenAI

Primeiro aparelho oficial com ChatGPT chega em 2026, confirma OpenAI

O primeiro produto físico lançado pela OpenAI, a empresa de inteligência artificial (IA) dona do ChatGPT, será ao menos anunciado em 2026. Quem confirma a informação é o chefe de assuntos globais da companhia, Chris Lehane.

Durante um painel organizado pelo Axios, Lehane confirmou que a empresa está trabalhando para revelar o dispositivo no segundo semestre. Porém, ele não se comprometeu a falar em início das vendas para este ano, se limitando apenas a dizer que essa é a previsão "mais possível", mas que a empresa "vai acompanhar como as coisas avançam".

O executivo prometeu a divulgação de mais informações nos próximos meses e usou a palavra "dispositivos" no plural, o que indica que mais de um aparelho estaria em desenvolvimento.

Rumores de um veículo de Taiwan sugerem que um desses aparelhos pode ser um fone de ouvido, batizado internamente de “Sweetpea”, e um aparelho com visual similar ao antigo iPod Shuffle, chamado pelo codinome “Gumdrop”

Os fones contariam até com um chip Exynos da Samsung de arquitetura de 2 nm, enquanto o outro dispositivo teria uma forma “próxima de uma caneta” e rodaria vários modelos de linguagem da OpenAI localmente, com integração direta com o ChatGPT.

O futuro da OpenAI

A construção do primeiro dispositivo da OpenAI é especulada há cerca de dois anos, mas só em 2025 ela de fato começou a ser colocado em prática. Esse projeto é um dos vários marcos que indicam o futuro da companhia.

  • A ideia foi possível com a parceria com Jony Ive, lendário designer por trás do projeto de alguns dos maiores produtos da Apple do começo dos anos 2000. A startup dele, chamada de io, foi adquirida pela OpenAI em maio de 2025;
  • Ive e Sam Altman, CEO da OpenAI, já falaram com entusiasmo da parceria e citaram que o aparelho será algo mais "pacífico" que um smartphone — talvez um eletrônico sem tela ou até vestível, como um pin ou pulseira;
  • Meses atrás, rumores indicavam que o dispositivo iria atrasar por causa de "dificuldades conceituais" envolvendo o uso do ChatGPT, incluindo questões de privacidade e personalidade da IA;
  • A OpenAI é atualmente a startup mais valiosa do mundo, com mais de US$ 500 bilhões em avaliação de mercado. Entretanto, ela ainda não gerou lucro por seguir com as contas desequilibradas e só deve sair do vermelho pela primeira vez no final desta década;
  • No caso do ChatGPT, a novidade mais recente envolvendo a plataforma é a chegada de anúncios e um plano mais barato para assinantes. Além disso, ele ganhou o ChatGPT Health, um espaço voltado especificamente para questões de saúde e bem-estar.

Quer ficar por dentro das últimas novidades no campo da IA? Acesse a seção especial do tema no site do TecMundo!