X caiu? Rede social fica fora do ar nesta terça-feira (13)

X caiu? Rede social fica fora do ar nesta terça-feira (13)

A rede social X tem enfrentado instabilidade no fim da manhã desta terça-feira (13). Os primeiros relatos começaram a surgir por volta das 10h30 (horário de Brasília), mas se intensificaram às 11h20 com mais de 2,6 mil reclamações.

Como mostra a plataforma de monitoramento Downdetector, diversas regiões do Brasil estão sendo afetadas no momento, como São Paulo, Recife, Fortaleza, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.

X fora do ar Downdetector.jpg
Quase 3 mil relatos já foram registrados pelo Downdetector sobre possível queda da rede social X nesta terça-feira (13). (Imagem: Downdetector/Reprodução)

Mas o problema parece afetar diversos outros países. Nos EUA, a plataforma revela que mais de 20 mil reclamações foram registradas por usuários do X.

A principal reclamação é de que as publicações não estão carregando normalmente, ainda que diversos usuários afirmem que tanto o app quanto o site estejam operando. Os usuários encontram, em ambos, uma mensagem de que “Ocorreu um erro. Tente recarregar a página” no lugar dos posts.

Até o momento, a causa da insatabilidade ainda não foi comentada pela rede social.

X passa por nova polêmica

Nas últimas semanas, a rede social X deu início a mais uma polêmica, dessa vez relacionada à inteligência artificial (IA) Grok. Com base na ferramenta de geração de imagens com IA, usuários passaram a pedir por conteúdos sexualmente explícitos, que foram produzidos pelo chatbot.

As denúncias caíram na IA generativa, e o Grok precisou restringir a função que gerava imagens para assinantes do seu serviço premium. A empresa se comprometeu a combater esse tipo de conteúdo ofensivo, afirmando que qualquer usuário que utilizasse o Grok para “criar conteúdo ilegal” sofreria consequências.

O caso rapidamente se espalhou e irritou governos. Nos últimos dias, Malásia e Indonésia anunciaram a suspensão da rede social X por tempo indeterminado nos dois países. O bloqueio, garantem as autoridades, visa "proteger mulheres, crianças e o público em geral dos riscos de conteúdo pornográfico falso gerado usando tecnologia de IA".

*Esta é uma matéria em desenvolvimento.