10 jogos que completam 30 anos em 2026

O ano era 1996 e muitos se divertiam com o PlayStation, Nintendo 64 e o bom e velho Game Boy. Foram tantas aventuras e memórias incríveis que se tornaram uma lembrança inesquecível para muitos fãs de videogames ao longo das gerações.

Porém, já se passaram 3 décadas disto e está na hora de relembrar quais franquias vão assoprar as velinhas do “trintou” no próximo ano. E várias delas são tão icônicas que você ficará de queixo caído que faz tanto tempo que certas franquias estão entre nós.

Confira os 10 jogos que vão completar 30 anos em 2026, muitos destes que foram determinantes para séries de muito sucesso nos consoles e portáteis. Será que a sua favorita está por ali? Veja abaixo:

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

10. Super Mario 64

Um dos maiores jogos de plataforma 3D de toda a história dos jogos, Super Mario 64 fez história por ser a primeira aventura do encanador na então inédita e poderosa plataforma Nintendo 64. Ver todos os personagens e cenários com uma nova abordagem deu um tom que é seguido até hoje.

Ele não foi responsável por revolucionar apenas a franquia da Big N, mas também todos os demais que seguiram os seus passos. Seja Banjo-Kazooie, Crash Bandicoot, Spyro the Dragon e até o GOTY 2024, Astro Bot, o usam como base para suas aventuras. 

Imagem de Super Mario 64
Super Mario 64 foi uma das maiores aventuras em plataforma 3D (Imagem: Reprodução/Nintendo)

9. Donkey Kong Country 3

Por falar em jogos da Nintendo que completam 30 anos em 2026, não tem como mencionar o grande impacto que Donkey Kong Country 3 teve no Super Nintendo. Este foi um dos últimos grandes jogos que a plataforma recebeu e um dos maiores 2D side-scrollers que chegaram ao saudoso SNES.

Na trama, o gorila e seu parceiro, Diddy Kong, foram raptados e cabe à Dixie Kong e Kiddy Kong salvá-los. Ele foi o “rei das locadoras” em 1996, por muitos ainda desejarem aproveitar a plataforma do melhor jeito antes de comprar o N64 (já que o videogame era muito caro, diga-se de passagem). 

Imagem de Donkey Kong Country 3
Dixie Kong e Kiddy Kong são os protagonistas em DK Country 3 (Imagem: Reprodução/Nintendo)

8. Quake

Mesmo com o sucesso de Doom e outros boomer shooters, Quake apareceu em 1996 e tomou o público de assalto. Trilha sonora, gráficos, mecânicas e armas extremamente insanas foram os responsáveis por lotar lan houses e criar toda uma comunidade que segue viva até hoje (mesmo que a franquia esteja adormecida).

É graças a ele que surgiram diversas mecânicas que hoje são vistas em muitos FPS. Se você tem DOOM: The Dark Ages, Call of Duty, Battlefield e outros sucessos, tem de agradecer à equipe da Bethesda por todo o projeto que foi produzido há 30 anos. 

Imagem de Quake
Quake completará 30 anos, mas permanece adormecido há muito tempo (Imagem: Reprodução/Bethesda)

7. Revelations: Persona

Revelations: Persona foi o primeiro spin-off de Megami Tensei, onde estudantes encaram poderosos demônios e figuras mitológicas. Foi exatamente este jogo de 1996 o responsável por dar origem à franquia, que segue com 5 jogos principais e obteve muito sucesso nos anos 2010.

A trama é centrada em estudantes, que além de encarar as figuras sombrias têm de enfrentar seus próprios dilemas. Com narrativa pesada e a coragem de mostrar problemas que os jovens convivem, ele abriu caminho para uma franquia completamente separada e que já se estabeleceu como uma das maiores dos JRPGs.

Imagem de Revelations: Persona
O JRPG botava adolescentes para encarar seres demoníacos (Imagem: Reprodução/Atlus)

6. X-Men vs. Street Fighter

Antes de Marvel vs. Capcom, a produtora lançou, há 30 anos, uma obra chamada X-Men vs. Street Fighter, que entregava exatamente o que prometia: um duelo entre os mutantes e os guerreiros mais poderosos das ruas. E aquilo se tornou um grande ícone dos jogos de luta nos anos 1990.

O crossover e os embates se tornaram verdadeiros símbolos dos fliperamas na época, o que ajudou a ressaltar a importância de “misturar” que a Capcom mantém até os dias atuais. Mesmo em um ano com Street Fighter Alpha 2 e Mortal Kombat Trilogy, ele se destacou e se tornou memorável.

Imagem de X-Men vs Street Fighter
Onde mais poderíamos ver Wolverine e Ryu caindo na mão? (Imagem: Reprodução/Capcom)

5. Diablo

Antes de Warcraft e Starcraft, a Blizzard Entertainment era sinônimo apenas de uma grande experiência: Diablo. Lançado em 1996, o ARPG se tornou referência dentro da indústria de jogos e criou um verdadeiro modelo que ela replica até hoje e inspirou diversos estúdios a seguirem este caminho. 

É até engraçado mencionar a experiência, já que foi lançada nos “45 do segundo tempo” daquele ano. O estúdio disponibilizou a primeira versão do game no dia 31 de dezembro, que pelo menos permitiu que os jogadores passassem as festas de fim de ano com muita diversão e conflito contra o mal. 

Imagem de Diablo
Diablo popularizou os ARPGs ao redor do planeta (Imagem: Reprodução/Blizzard)

4. Crash Bandicoot

A Naughty Dog sempre foi reconhecida pela sua qualidade, mas não é apenas por The Last of Us e Uncharted. Nos bons tempos, eles se aventuraram em muitas ideias e uma delas foi o marsupial Crash Bandicoot e seus desafios em plataformas insanas.

Antes de ser tão carismático e cheio de atitude, o personagem comeu o pão que a Sony amassou e toda a sua experiência era passível de um verdadeiro soulslike — com uma dificuldade absurda e a ameaça de Dr. Neo Cortex. Quem diria que o 1º jogo celebrará 30 anos em 2026, não é mesmo?

Imagem de Crash Bandicoot
Crash Bandicoot era muito difícil e criou um grande desafio entre os fãs de plataforma (Imagem: Reprodução/Naughty Dog)

3. Pokémon Red, Pokémon Green e Pokémon Blue

Pokémon Red, Green e Blue foram os primeiros games lançados da emblemática franquia de captura de monstros, todos os 3 em 1996. Nela vemos a jornada de Red para se tornar um grande mestre ao derrotar os 8 líderes de ginásio, a Elite dos 4 e o Campeão. 

E a aventura se tornou tão marcante que muita gente ainda reconhece diversos elementos, como os “151 monstros clássicos” e personagens que se tornaram populares no anime — como Brock e Misty. Estes games criaram uma conexão tão forte com o público que no meio do caminho se tornou a série mais lucrativa de toda a história dos games. Uma conquista e tanto. 

Imagem de Pokémon
Qual você escolheu: Bulbasaur, Charmander ou Squirtle? (Imagem: Reprodução/Nintendo)

2. Tomb Raider

Já faz 30 anos que vemos Lara Croft pular, atirar e enfrentar desafios na franquia Tomb Raider. O primeiro jogo foi lançado em 1996, que mostrava a exploradora dentro de templos e locais inóspitos para descobrir segredos nunca antes revelados para a humanidade.

Sua jornada se tornou marcante, seja pelas fãs mulheres de verem nela uma inspiração para se tornarem heroínas ou pelos fãs masculinos, pelos pixels sensuais (e quadriculados) que a personagem apresentava naquela época. A aventura receberá um remake como Tomb Raider: Legacy of Atlantis em 2026, para celebrar suas 3 décadas.

Imagem de Tomb Raider
Lara Croft era sinônimo de sensualidade em 1996 (Imagem: Reprodução/Eidos Interactive)

1. Resident Evil

Por último, mas nem de longe o menos importante, Resident Evil foi o responsável por expandir ainda mais o universo do terror dentro dos videogames. Ele redefiniu o gênero com seus zumbis e os mistérios que cercavam a Mansão Spencer no ano de 1996.

A obra mostrou um esquadrão de elite que ficou preso na famigerada casa que estava no meio da floresta, com mortos-vivos e muitos segredos que giraram em torno desta trama. No fim, eles descobrem que a Umbrella é a principal responsável pelo apocalipse e que o vírus acaba espalhado para toda Raccoon City — que virou um grande palco nos seus 2 jogos seguintes.

Imagem de Resident Evil
Há 30 anos enfrentamos zumbis na franquia Resident Evil (Imagem: Reprodução/Capcom)

Os jogos de 30 anos

Vale mencionar alguns títulos que você pode se lembrar com carinho de 1996, como é o caso de Duke Nukem 3D, PaRappa the Rapper, Nights into Dreams, Sonic 3D Blast, Kirby Super Star, Mega Man 8, Twisted Metal 2 e vários outros sucessos. Toda criança (na época) consumiu com todos estes games umas boas horas na frente dos consoles, PCs e fliperamas. 

Porém, o ano foi emblemático. Franquias nasceram e hoje completam 30 anos, como é o caso de Tomb Raider, Pokémon, Resident Evil, Crash Bandicoot e outras que se tornaram grandiosas. São elas:

  1. Resident Evil
  2. Tomb Raider
  3. Pokémon Red, Pokémon Green e Pokémon Blue
  4. Crash Bandicoot
  5. Diablo
  6. X-Men vs. Street Fighter
  7. Revelations: Persona
  8. Quake
  9. Donkey Kong Country 3
  10. Super Mario 64

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.