
Aplicativos, como o Goodreads e o Skoob, são grandes assistentes para quem deseja manter um ritmo de leitura consistente ao longo do ano. Além de registrar os livros que já foram concluídos, as plataformas ajudam a buscar novas indicações e até mesmo a criar clubes.
6 apps para quem quer ler mais livros em 2026
Veja os detalhes dos seguintes aplicativos:
- Goodreads
- Skoob
- Estante Virtual
- Kindle (app)
- The StoryGraph
- Bookclubs
1. Goodreads
O Goodreads é um dos aplicativos com foco em leitura mais conhecidos da atualidade. A plataforma funciona como uma espécie de “IMDb” de livros, com páginas de livros que mostram detalhes do título e avaliações de quem já leu, e oferece um histórico de leitura.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Também é possível participar de discussões e criar grupos, ideal para quem deseja criar um clube com amigos ou até compartilhar interesses em comum. O app é gratuito, e pode ser acessado pelo celular, computador ou tablet.
2. Skoob
Brasileiro, Skoob opera como uma espécie de rede social para leitores, também com opção para organizar os livros que já foram lidos e que estão na fila e oferece páginas com resenhas dos lançamentos. A plataforma oferece, ainda, um recurso de metas e desafios para incentivar os usuários.
Além disso, é possível criar uma estante virtual, assim como no Goodreads, para ajudar a evitar compras repetidas de livros. Gratuito, o aplicativo possui versões para Android e iOS, além de acesso via web.
3. Estante Virtual
A Estante Virtual traz um vasto acervo de livros novos, usados e seminovos de milhares de sebos e livrarias espalhados pelo Brasil. A plataforma do grupo Magalu oferece ainda uma opção para criar lista de desejos, onde é possível reunir títulos para ler mais tarde, pro exemplo.
Os usuários ainda podem optar pela entrega, para receber a compra em casa, ou pela retirada direto com o livreiro, caso queira ter acesso ao livro o quanto antes.
4. Kindle (app)
Você não precisa comprar um Kindle para ter acesso ao acervo de ebooks da Amazon. Através do app Kindle para Android e iOS, os livros digitais ficam disponíveis para leitura através do seu celular ou tablet, e até mesmo com imagens coloridas.
A Amazon oferece, ainda, o programa para Windows e macOS, além de uma versão web, para acessar a biblioteca digital pelo computador. Ideal para quem está estudando e deseja consultar o ebook com mais conforto e facilidade, por exemplo.
5. The StoryGraph
O The StoryGraph é um assistente para quem tem uma meta a cumprir no ano. O aplicativo reúne uma série de gráficos com base no seu hábito de leitura, que mostra quantos livros e páginas foram lidos em cada mês e ano, por exemplo.
Do outro lado, a plataforma oferece recomendações de leitura personalizadas com recursos de inteligência artificial. No entanto, alguns recursos, como os gráficos customizados e os filtros extras, estão restritos ao plano Plus.
6. Bookclubs
Já o Bookclubs foca em quem deseja criar um clube de leitura. Através dele, é possível centralizar todo a administração do grupo, como agendar reuniões, criar enquetes para decidir o próximo livro e gerenciar os membros.
Também há um histórico dos livros lidos pelos usuários e ferramenta para enviar mensagens diretas para uma pessoa específica ou a todos os participantes dos grupos. Por outro lado, alguns recursos são disponíveis apenas em pacotes pagos, que custam a partir de US$ 2 por mês ou US$ 20 por ano.
Leia mais:
- Kindle vai resumir livro até onde você parou e responder perguntas sem spoiler
- Organização de leituras: 6 apps para gerenciar um clube do livro
- Como traduzir livros no Kindle para português | Guia Prático
VÍDEO: Kindle Colorsoft: ser legal é diferente de fazer sentido
Leia a matéria no Canaltech.