
A AMD revelou na CES 2026 o Ryzen AI Halo, um mini-PC que será utilizado como referência para desenvolvedores de inteligência artificial. O dispositivo carrega um processador Ryzen AI Max+ e uma memória unificada de 128 GB.
- CES 2026: o que esperar da maior feira de tecnologia do mundo?
- AMD apresenta novos Ryzen AI 400 com até 12 núcleos e 60 TOPS de IA
Segundo a CEO da companhia, Dra. Lisa Su, o computador é capaz de rodar modelos com até 200 bilhões de parâmetros localmente e tem suporte nativo para múltiplos sistemas operacionais, de forma nativa — assim como ferramentas de desenvolvimento de código aberto e modelos de IA.
O software ROCm, próprio da AMD, estará presente em sua versão mais avançada para oferecer um suporte maior aos programadores. Além dele, apps como LM Studio, VS Code e outros estarão otimizados e disponíveis para todos os usuários no Ryzen AI Halo.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Apesar de não ter um preço sugerido, Lisa Su afirma que a previsão de lançamento do dispositivo é a mais breve possível:
“Para todos que se perguntam, Halo será lançado no segundo trimestre deste ano e mal podemos esperar para que todos consigam colocar as mãos nele”, reforça a CEO da AMD.
É importante lembrar que a NVIDIA, sua grande rival no mercado de hardwares, tem um dispositivo similar — o DGX Spark, que custa US$ 3.999. O objetivo é competir também no mercado de inteligências artificiais, com um apoio maior também para os desenvolvedores.
O poder do AMD Ryzen AI Max+
Lançados originalmente em 2025, os processadores AMD Ryzen AI Max+ representam um alto desempenho para inteligência artificial. Os modelos de menor performance trazem 48 TFLOPS e 50 TOPS em sua NPU XDNA 2 — com frequência de cerca de 5 GHz.
Todos eles possuem CPUs de arquitetura Zen 5 e suporte de até 128 GB de memória RAM, que reforçam o foco da companhia em impulsionar as IAs em workstations e computadores dedicados ao desenvolvimento de tecnologias voltadas à inteligência artificial.
Antes de buscar uma para si, vale notar que estes processadores são extremamente caros e seguem apenas para PCs e mini-PCs profissionais. O STHT1 da Sixunited e o Framework Desktop são algumas das máquinas vendidas que já contam com o Ryzen AI Max+ equipado.
Leia também no Canaltech:
- Acabou a era do PC barato: preços vão aumentar até 20% em 2026
- Thermaltake traz anos 1990 de volta e lança linha retrô na CES 2026
- É teclado ou computador? HP apresenta PC "escondido" dentro de periférico
Leia a matéria no Canaltech.