Claude segue o ChatGPT e ganha recurso de saúde; veja o que muda entre cada um

A Anthropic anunciou, no último domingo (11), o lançamento do Claude for Healthcare, recurso que utiliza inteligência artificial (IA) para automatizar fluxos complexos na área da saúde. A ferramenta usa como base bancos de dados de hospitais e registros de pacientes para realizar análises.

A nova funcionalidade tem como destaque o uso de conectores, ferramentas que permitem que operadoras de planos de saúde e hospitais concedam acesso à IA para que ela acesse diretamente informações internas em tempo real.

“Eles permitem que o Claude extraia informações de sistemas e bancos de dados que são padrão do setor, o que significa que médicos e administradores podem economizar um tempo considerável na busca de dados e na geração dos relatórios de que precisam”, informa a Anthropic em comunicado.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Com esse acesso liberado, a integração do sistema de IA às plataformas tem como principal objetivo auxiliar as instituições a lidar com tarefas como preenchimento de autorizações de convênios, organização de prontuários e navegação em bases de dados.

Outro destaque fica por conta da possibilidade das companhias utilizarem a Plataforma de Desenvolvedores do Claude para criar novos produtos que usam IA para reduzir a carga de trabalho relacionada à administração da saúde.

Tecnologia na saúde
Claude for Healthcare tem como principal objetivo a automação de tarefas burocráticas na área da saúde (Imagem: Freepik)

Claude for Health para uso pessoal

A Anthropic também integrou ao Claude recursos voltados ao público geral, com o objetivo de facilitar a compreensão de informações de saúde e auxiliar na preparação para consultas médicas. As novas funcionalidades são viabilizadas pela implementação dos conectores HealthEx e Function na plataforma.

Com isso, a IA pode resumir o histórico médico do paciente e explicar resultados de exames em linguagem acessível. Outro destaque é a integração da ferramenta com plataformas como Apple Health e Android Health Connect, que ainda ocorre na versão beta.

Esses recursos voltados aos pacientes, no entanto, estão disponíveis atualmente apenas para usuários dos Estados Unidos assinantes dos planos Claude Pro e Max.

Claude
Claude também pode analisar exames de pacientes para fornecer explicações em linguagem simples (Imagem: Viviane França/Canaltech)

Diferença entre Claude for Healthcare e ChatGPT Health

O lançamento do Claude for Healthcare ocorreu poucos dias após a OpenAI anunciar o ChatGPT Health. Apesar de ambas serem ferramentas de IA projetadas para auxiliar na área da saúde, elas têm propostas diferentes.

A funcionalidade da Anthropic tem como principal objetivo analisar grandes volumes de dados institucionais e, a partir disso, promover a automação de processos administrativos. Embora também ofereça recursos para o público geral, a solução foi criada principalmente para lidar com documentos médicos em larga escala.

O recurso do ChatGPT, por sua vez, busca oferecer suporte cotidiano aos usuários da plataforma. Ele funciona como um assistente imediato, ajudando a compreender exames e identificar padrões de saúde, sem substituir consultas com profissionais da área.

Leia mais: 

VÍDEO: O 'ChatGPT Atlas' chegou: o navegador da OpenAI que usa IA pra "lembrar" do que você gosta

Leia a matéria no Canaltech.