Detran-SP quer leiloar 100 mil veículos em 2025; saiba mais

O Detran-SP quer “limpar o pátio” que, hoje, está lotado de veículos apreendidos. Para isso, anunciou que tem como objetivo leiloar pelo menos 100 mil dos cerca de 180 mil veículos aptos para venda até dezembro de 2026.

A ideia é que os leilões ocorram ao longo de todo o ano, com os primeiros certames ocorrendo em diversas cidades do estado já no primeiro bimestre. Em nota oficial, o órgão informou que a estratégia está apoiada em mudanças na política de leilões do Detran-SP, que revisou regras e reforçou critérios técnicos.

“Essa nova modelagem garantirá mais agilidade, mais segurança jurídica e maior proteção institucional, com respeito ao cidadão e entrega dos veículos arrematados em menos de dez dias, já devidamente desembaraçados”, prometeu Anderson Poddis, Diretor de Fiscalização de Trânsito no Detran-SP.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Segundo o executivo, trata-se de uma mudança estrutural, com controles aprimorados e critérios claros, que "consolida um novo patamar para as operações de leilão no Estado de São Paulo".

Detran-SP quer leiloar ao menos 100 mil veículos em 2026 (Imagem: Tribunal de Justiça do Amapá/Flick/CC)

Quando começam os leilões do Detran-SP?

De acordo com o cronograma preliminar do Detran-SP, os leilões devem começar entre janeiro e fevereiro. O órgão informou que ao menos 15 leilões, com lotes de mil veículos cada, já estão programados. Além disso, mais 40 processos administrativos estão em vias de serem iniciados.

O Detran-SP informou que o lote de veículos apreendidos conta com uma variedade enorme de carros, motos e caminhões. Segundo o órgão, os que vão para o pátio por falta de licenciamento acabam sendo buscados rapidamente, mas os confiscados em blitzes de Lei Seca ou por abandono e má conservação tendem a permanecer por lá até, eventualmente, irem a leilão.

Leia também:

Vídeo: Robôs, carros elétricos e pagamento com as mãos: tecnologias da China

 

Leia a matéria no Canaltech.