Dona do ChatGPT vai mesmo comprar o Pinterest? Entenda o rumor

Um rumor sobre a possibilidade da OpenAI comprar o Pinterest fez com que as ações da rede social subissem cerca de 3% na última sexta-feira (2). 

A informação, que movimentou investidores em uma possível aquisição, não veio de algum vazamento ou de uma fonte de alguma das empresas, mas de uma lista de previsões do site The Information sobre o que pode acontecer no setor de tecnologia em 2026. 

A reportagem, que prevê também a Amazon abandonando suas lojas de produtos frescos nos Estados Unidos e o Google mantendo o monopólio de anúncios online, coloca a compra do Pinterest como uma aposta estratégica, e não como um fato consumado.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

Segundo a análise de Ann Gehan, repórter do The Information, a aquisição faria sentido para a OpenAI por três motivos principais:

  1. Dados de imagem: o Pinterest possui um acervo gigantesco de imagens rotuladas com "intenção de usuário" (como "ideias para reforma" ou "looks de viagem"), o que seria uma mina de ouro para treinar modelos de IA generativa;
  2. E-commerce e anúncios: a OpenAI ainda engatinha no mercado de publicidade. O Pinterest já possui uma infraestrutura robusta de anúncios e relações com comerciantes, o que ajudaria o ChatGPT a deixar de ser apenas um chatbot para se tornar um "shopping" inteligente;
  3. Preço "acessível": com as ações sendo negociadas na casa dos US$ 25 (patamar similar ao início de 2023), o valor de mercado do Pinterest gira em torno de US$ 17,5 bilhões — um valor considerado pagável para a gigante de IA, que busca expandir seu ecossistema.

Reação do mercado

Mesmo sendo um rumor, o mercado reagiu, e a possibilidade da dona do ChatGPT transformar o Pinterest em um motor de buscas visual animou acionistas. O app competiria diretamente com o Google, que cresce cada vez mais no mercado de inteligência artificial (IA). 

A lógica é que, ao integrar o ChatGPT ao Pinterest, a experiência de "descobrir e comprar" se tornaria muito mais fluida e personalizada.

Comprar o Pinterest seria uma mudança de paradigma, saindo dos bastidores da tecnologia para o front das redes sociais. Por enquanto, porém, tudo não passa de especulação de analistas. Nem a OpenAI e nem o Pinterest comentaram o assunto.

Veja também:

Ouça o Podcast Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.