É o fim? Stack Overflow perde espaço com IA e registra queda de perguntas

O Stack Overflow foi, por muito tempo, uma plataforma praticamente indispensável para programadores. Era nesse site que profissionais encontravam respostas e explicações para diversos erros em códigos durante o processo de desenvolvimento de software.

A plataforma foi criada em 2008 pelos desenvolvedores Joel Spolsky e Jeff Atwood e, desde então, tornou-se uma grande comunidade colaborativa. Por lá, é possível encontrar perguntas e respostas voltadas à programação e ao desenvolvimento de software.

Um dos principais destaques do site sempre foi a validação das melhores respostas. Por meio da votação dos membros da comunidade, soluções mais úteis eram melhor ranqueadas e exibidas em destaque para quem buscava uma resposta objetiva e de qualidade.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

No entanto, a ascensão das ferramentas de inteligência artificial (IA) generativas mudou o comportamento dos programadores. Com a possibilidade de essas tecnologias funcionarem como assistentes de código, muitos profissionais estão deixando de recorrer ao Stack Overflow para fazer perguntas.

Queda drástica nas perguntas feitas no Stack Overflow

Dados disponibilizados no Stack Overflow Data Explorer confirmam essa mudança de hábito em relação ao uso da plataforma.

Enquanto em dezembro de 2024 foram enviadas 18.029 perguntas ao site, no mesmo período de 2025 esse número caiu para 3.862 — uma redução de 78,58%. Ao analisar os dados do mesmo mês em anos anteriores, percebe-se que a queda é ainda mais acentuada:

  • 2023: 42.601
  • 2022: 96.767
  • 2021: 112.278
  • 2020: 134.035

A título de curiosidade, o pico de perguntas registradas em um único mês ocorreu em março de 2014, quando a plataforma recebeu 207.493 novos questionamentos.

Essas métricas indicam que, embora o Stack Overflow continue sendo um importante acervo de respostas e explicações relacionadas à programação, há um declínio evidente no volume de novas perguntas publicadas.

Stack Overflow
Gráfico aponta queda brusca no número de perguntas registradas no Stack ao longo dos anos (Imagem: Captura de tela/João Melo/Canaltech)

IA como principal barreira para o Stack Overflow

A IA surge como uma das principais barreiras ao registro de novas perguntas no Stack Overflow, sobretudo pela velocidade com que essas ferramentas geram respostas para desenvolvedores.

Além disso, plataformas de IA não emitem julgamentos diante de perguntas consideradas básicas ou mal formuladas. Em vez disso, esses sistemas analisam o contexto da dúvida ou do código enviado e sugerem correções de forma paciente e contínua.

Esse modelo se conecta ao chamado vibe coding, termo usado para descrever a prática de programar com o auxílio constante de assistentes de IA, priorizando fluidez, experimentação e rapidez no trabalho de desenvolvedores de software.

No Stack Overflow, por outro lado, esse tipo de questionamento costuma receber críticas da comunidade e pode ser rapidamente fechado, muitas vezes sem oferecer uma resposta direta ao usuário.

Programador
Programadores usam cada vez mais as ferramentas de IA no desenvolvimento de softwares (Imagem: Nubelson Fernandes/Unsplash)

Uso de ferramentas como Codex, Claude e Gemini Code

Ferramentas como Codex (OpenAI), Claude (Anthropic), Gemini Code Assist (Google) e GitHub Copilot simbolizam essa nova fase do suporte personalizado a desenvolvedores. Elas atuam diretamente durante a escrita do código, funcionando como assistentes integrados que compreendem o contexto de cada projeto.

A identificação de erros e a sugestão de correções nessas plataformas ocorre de forma quase instantânea, permitindo que profissionais solucionem dúvidas em segundos — algo bem diferente do fluxo tradicional de perguntas e respostas do Stack Overflow.

Leia também: 

VÍDEO: O 'ChatGPT Atlas' chegou: o navegador da OpenAI que usa IA pra "lembrar" do que você gosta

Leia a matéria no Canaltech.