Gemini será a IA por trás da Siri no iPhone; entenda o que vai mudar

Apple e Google anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de IA nesta segunda-feira (12): os modelos de fundação da Maçã, usados para reformular a Siri e trazer novos recursos ao Apple Intelligence, serão construídos com base nos modelos do Gemini

Dessa forma, a próxima grande atualização da Siri com IA generativa vai contar com a estrutura do Gemini e a tecnologia em nuvem da Gigante das Buscas. A Apple confirmou que a novidade chega ainda neste ano (o recurso foi anunciado originalmente em 2024). 

Em nota conjunta, a Maçã mencionou que “a tecnologia de IA do Google oferece a base mais sólida para os Apple Foundation Models” e está “animada com as novas experiências inovadoras que serão desbloqueadas para usuários Apple”. Valores e outros termos da parceria não foram revelados.

-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-

A seguir, entenda:

  • Por que a Apple fez o acordo com o Google?
  • O que vai mudar nos iPhones?
  • O acordo afeta a privacidade do Apple Intelligence?

Por que a Apple fez o acordo com o Google?

Mesmo com o lançamento do Apple Intelligence em 2024, a Apple ainda segue atrás de muitos concorrentes do mercado no desenvolvimento de IAs generativas. A empresa fechou uma parceria para oferecer resultados do ChatGPT na Siri nos últimos anos, mas também procurou acordos para privilegiar o desenvolvimento da nova versão da assistente.

Rumores no mercado apontaram para um eventual acordo com a OpenAI e até a compra da Perplexity, mas as notícias mais recentes colocavam o Google como o favorito. O Claude, da Anthropic, também teria sido envolvido nos testes.

O CEO da Apple, Tim Cook, chegou a mencionar em conferência que a empresa estava aberta a parcerias com terceiros no setor de IA. 

A parceria é benéfica para ambos os lados. Enquanto a Apple ganha uma tecnologia de ponta para aprimorar a Siri e ganhar fôlego no segmento de IA, o Google amplia a sua posição de dominância no mercado mobile após integrar o Gemini ao Android.

Acordo com o Google pode impulsionar o Apple Intelligence (Imagem: Bruno De Blasi/Canaltech)

O que vai mudar nos iPhones?

A tecnologia do Gemini poderá ser usada para abastecer a nova versão “turbinada” da Siri, capaz de entender o contexto da tela do celular e responder a perguntas mais complexas. Além disso, a Gigante de Cupertino poderá usar os modelos do Google para desenvolver novas funções do pacote Apple Intelligence.

O acordo afeta a privacidade do Apple Intelligence?

Não. De acordo com a Apple, os recurso de IA ainda vão rodar localmente nos próprios aparelhos e usar a tecnologia Private Cloud Compute para proteger os dados pessoais.

Leia também:

VÍDEO: O que deu ERRADO com o Apple Intelligence?

Leia a matéria no Canaltech.