
Albert Penello, um dos maiores responsáveis pelo marketing da Microsoft nas eras do Xbox, Xbox 360 e Kinect, faleceu aos 53 anos. De acordo com pessoas próximas, ele batalhava contra um câncer.
Ele trabalhou na companhia de 2000 a 2018, com atuação nas principais campanhas dos seus videogames. Do primeiro console de mesa até o Xbox One, ele atuou em diversas iniciativas globais relacionadas à marca.
Além da Microsoft, Penello também trabalhou na Electronic Arts e participou do desenvolvimento de Shockwave Assault (1995). Nos últimos anos, ele esteve presente no marketing do serviço Amazon Luna e na divisão automotiva da Amazon Web Service.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Personalidades do mercado de games lamentaram a morte de Albert Penello, como Mike Ybarra (ex-presidente da Blizzard Entertainment) e Larry Hyrb (também conhecido como Major Nelson, um dos maiores nomes do Xbox).
O caminho de Penello no Xbox
É importante notar que o profissional foi um dos principais responsáveis pela estratégia global de lançamento do Kinect e do Xbox One X — modelo de alto desempenho do console da geração passada.
Ele saiu da Microsoft antes do lançamento do Xbox Series nas lojas e não esteve envolvido na estratégia da atual geração de dispositivos e jogos.
Por estar presente nas principais campanhas do Xbox 360 e do Kinect, ele ajudou a atrair uma verdadeira legião de jogadores para a marca. Foi justamente nesta época que a Microsoft atingiu um dos seus picos de popularidade com seu videogame e acessórios.
Albert Penello deixou esposa e uma filha. Os membros da família destacam que amigos, conhecidos ou pessoas que queiram deixar palavras de apoio podem enviar e-mails para PenelloFamily@gmail.com.
Leia também no Canaltech:
- PS6 e Xbox Magnus podem ser adiados por preços de memória RAM
- Xbox tem pior ano da história, com queda de 39% nas vendas; o que deve mudar?
- Xbox Game Pass começa 2026 com Resident Evil Village e Final Fantasy; veja lista
Leia a matéria no Canaltech.