
O Gemini recebeu uma série de novidades ao longo de 2025. Com destaque ao Nano Banana e o Veo 3, graças à opção para gerar fotos e vídeos realistas com facilidade. O Gemini 3, novo modelo de inteligência artificial do Google, é outra grande estreia do ano.
- Gemini: o que muda entre a versão gratuita e a paga?
- Onde usar o Gemini 3? Saiba onde a IA está disponível
6 novidades do Gemini em 2025
A seguir, confira:
- Nano Banana
- Gemini 3
- Veo 3
- Google AI Ultra e AI Plus
- App para iPad
- Gemini no Chrome
1. Nano Banana
O avanço do Gemini ao gerar imagens realistas com IA foi, sem dúvidas, uma das maiores novidades do chatbot em 2025. Tudo começou com a estreia do Gemini 2.5 Flash Image, mais conhecido como Nano Banana, que rendeu uma série de edições virais nas redes sociais.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Mais tarde, com o Gemini 3 entre nós, o Google reforçou a tecnologia e liberou o Nano Banana Pro. Dessa vez, a empresa incrementou a renderização de textos, o que ajuda a entregar convites, panfletos, infográficos e demais conteúdos criados com a plataforma de inteligência artificial sem falhas.
2. Gemini 3
A OpenAI apostou no GPT-5. Já o Google revelou o Gemini 3, considerado o mais poderoso e inteligente da empresa até o momento, e com um reforço no potencial criativo da tecnologia.
Meses antes, a empresa anunciou o Gemini 2.5. A atualização levou ao assistente modelos “capazes de raciocinar”, segundo a companhia, e foi a base para o desenvolvimento do Nano Banana.
3. Veo 3
Além do potencial para criar imagens realistas, o Google também deu uma atenção maior ao seu modelo para gerar vídeos. O avanço se concentra no Veo 3, que não apenas converte mídias como monta cenas a partir de comandos de textos, com direito a som.
A ferramenta foi liberada no Flow e também chegou ao app Gemini.
4. Google AI Ultra e AI Plus
O Google seguiu os passos da OpenAI e liberou novos planos para ampliar o uso de sua IA. A começar pelo Google AI Ultra, que oferece os modelos mais avançados, expande os limites de uso e oferece 30 TB no Google Drive por mais de R$ 1 mil por mês.
Mais tarde, a empresa lançou o AI Plus, uma opção mais acessível para quem quer ampliar o uso da IA sem necessariamente liberar os recursos mais avançados. A opção custa por volta de R$ 25 por mês e conta com 200 GB de espaço na nuvem.
5. App para iPad
Originalmente, o Gemini contava apenas com apps para celulares. Para quem utilizava o iPad, era preciso acessar a plataforma pelo navegador, a fim de encontrar uma boa experiência nas telas maiores.
Isso mudou em 2025, depois que o aplicativo oficial para o tablet da Apple foi liberado.
6. Gemini no Chrome
O Google I/O deste ano também marcou a estreia de uma grande atualização do Chrome: a integração com o Gemini. Com a novidade, os usuários contam com uma espécie de “navegador com IA”, com acesso rápido ao chatbot e a outros recursos da IA.
Apesar de estar disponível para alguns usuários, ainda não há previsão de lançamento da novidade no Brasil.
Leia mais:
- Gemini agora identifica fotos criadas por IA; veja como usar
- O que é pago e o que é gratuito no Gemini? Veja a lista
- Como funciona o Gemini Live? Conheça o assistente de IA do Google
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?
Leia a matéria no Canaltech.