
A LG apresentou na CES 2026 sua visão futurista para o lar com o lançamento do LG CLOiD. O novo robô doméstico chega com a proposta ousada de reduzir o trabalho manual dos moradores a praticamente zero, assumindo responsabilidades que vão desde a cozinha até a organização da casa.
- Geladeiras com tela da Samsung ganham IA turbinada com Google Gemini
- Samsung na CES 2026: IA comanda da TV Micro RGB à geladeira com Gemini
Diferente de aspiradores autônomos, o CLOiD é um assistente físico capaz de interagir com o ambiente para preparar refeições simples e até cuidar das roupas, marcando o próximo passo da empresa na robótica de serviço.
Anatomia funcional
O LG CLOiD foi desenhado para ter mobilidade. Sua estrutura física é composta por uma cabeça inteligente, um torso com dois braços multiarticulados e uma base com rodas, que garante estabilidade e segurança ao se mover pela casa.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Essa configuração permite que o robô alcance objetos em diferentes alturas, manipule itens com precisão, sendo capaz de abrir portas, servir café e organizar mantimentos na geladeira.
Central doméstica com IA
A cabeça do robô funciona como um hub doméstico móvel com IA. Ela é equipada com um chipset avançado que atua como o cérebro do CLOiD – além de tela, alto-falante, câmeras e sensores diversos.
Em conjunto com uma IA generativa baseada em voz, esses elementos permitem que o robô se comunique com humanos usando linguagem natural, aprenda sobre os ambientes, padrões de comportamento dos usuários e controle eletrodomésticos conectados com base nesse aprendizado contínuo.
Integração com ThinQ
O funcionamento do CLOiD está atrelado ao ecossistema da marca. Ele se conecta à plataforma AI Home "ThinQ" e ao hub "ThinQ ON" para orquestrar o funcionamento da casa.
Na prática, isso permite que o robô coordene tarefas complexas, como iniciar a máquina de lavar quando os moradores saem ou ajustar o forno para uma receita específica, garantindo que os aparelhos trabalhem em sincronia.
Evolução e casa sem trabalho
O lançamento reforça a estratégia da LG de evoluir do conceito de "Casa Inteligente" para o "Zero Labor Home" (Casa Sem Trabalho).
A empresa aposta na "Inteligência Afetiva" para criar tecnologias que não apenas automatizem funções, mas que cuidem ativamente do bem-estar dos moradores, assumindo a carga de tarefas repetitivas para liberar tempo para o lazer e a criatividade.
Leia mais no Canaltech
- Acessório transforma qualquer celular em um "Game Boy"; conheça
- CES 2026: maior feira tech do mundo começa nesta terça (6); Canaltech estará lá
- Motorola confirma celular da Copa do Mundo e lançamento será nesta semana
Assista: A casa inteligente está nos vigiando?
Leia a matéria no Canaltech.