
Durante a CES 2026, a AMD revelou o Ryzen 7 9850X3D, a versão "tunada" do processador base, que é o atual rei dos games. Em termos de especificações, o novo modelo é literalmente idêntico, com uma exceção: clocks boost maiores. O Time Vermelho tinha prometido frequências até 5,6 GHz, mas os primeiros testes vazados mostram que o processador vai além, e não só isso, já que todos os núcleos atingem altas velocidades.
-
Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 5?
- Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 7?
O lançamento do Ryzen 7 9850X3D está marcado para 29 de janeiro, provavelmente com as primeiras reviews saindo logo antes (se é que a AMD enviará essa CPU à mídia especializada). Mas, até lá, o que temos é esse vazamento publicado no fórum Overclock.
Ryzen 7 9850X3D pode disparar na corrida de CPUs para jogos
O print mostra um processador com nome apagado, possivelmente sendo o Ryzen 7 9850X3D, já que os clocks estabelecidos são muito altos para o 9800X3D (que tem boost de 5,2 GHz). Estamos falando de nada menos que 5,748 MHz, cerca de 150 MHz a mais do que o prometido pela AMD. E o mais interessante é que todos os 8 núcleos registraram essa frequência.
-
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
-
Ainda não sabemos na prática os efeitos de clocks maiores em todos os núcleos. Embora a quantidade de memória cache L3 seja a mesma, os games são sensíveis a núcleos mais rápidos, por isso o potencial para aumentar ainda mais o desempenho nesse cenário é real.
A série de CPUs Ryzen 9000X3D ainda deve ganhar mais um integrante, e esse promete ser o modelo que ficará no topo. O Ryzen 9 9950X3D2 já apareceu em rumores e em vazamentos recentes, mas ele ainda não foi revelado oficialmente. Segundo as informações não-oficiais, esse SKU será equipado com quase 200 MB de cache empilhado, contra os 144 MB do melhor processador da AMD hoje.
E falando nesse componente que levou a AMD a dominar o cenário de games, a Intel deve seguir um caminho similar na próxima (e verdadeira) geração de CPUs Nova Lake, que está previsto para 2027.
Veja mais do CTUP:
- AMD está se preparando para empilhar memória cache L2 em futuras CPUs
- Novas CPUs Intel Core Ultra 200 Plus para desktop e notebook chegam até abril
- Falha em processadores AMD pode liberar acesso total ao sistema, mas há um porém
Leia a matéria no Canaltech.