Elementary OS 8.1 “Circe” traz mais novidades do que você imagina

Elementary OS 8.1 “Circe” traz mais novidades do que você imagina

Após cerca de um ano de desenvolvimento, equipe do elementary OS lançou oficialmente a versão 8.1, codinome “Circe”. Este lançamento representa a culminação de um ciclo intenso e orientado pela comunidade, focado em três áreas principais: consolidar as mudanças fundamentais do OS 8, melhorar a compatibilidade de hardware e, além de tudo, agir com base em cerca de 1.100 relatórios de problemas e feedbacks dos usuários enviados desde o último grande lançamento, mantendo-se guiada pela filosofia de uma “computação ética, capaz e bem-pensada”.

A sessão segura assume o centro

A mudança mais importante no elementary OS 8.1 é a promoção da Sessão Segura baseada em Wayland para o ambiente de desktop padrão. Apresentada como um recurso opcional no OS 8, esta sessão aproveita a arquitetura do Wayland para aprimorar a segurança e a privacidade. A equipe decidiu pela mudança após muitos refinamentos, melhorias no suporte a drivers e ampla adoção das tecnologias necessárias pelos desenvolvedores de aplicativos.

Elementary OS 8.1 Circe traz mais novidades do que você imagina (1)

Para os usuários, esta transição traz diversos benefícios. Os diálogos de autenticação agora escurecem toda a tela e impedem que outras janelas “roubem” o foco, protegendo contra a digitação acidental da senha em campos maliciosos. A Sessão Segura agora suporta totalmente o dimensionamento fracionário da tela, um recurso essencial para usuários com monitores de alta resolução. Compreendendo que alguns aplicativos especializados ou ferramentas de acessibilidade podem ainda precisar dele, a sessão clássica baseada em X11 permanece como uma opção facilmente selecionável na tela de login.

Uma Dock mais produtiva

A nova Dock, uma marca registrada do OS 8, foi aprimorada com base em pesquisas diretas com usuários. A equipe reintegrou funcionalidades queridas da antiga Dock “Plank” enquanto introduziu novas capacidades inteligentes. Um seletor de áreas de trabalho agora está incorporado diretamente na Dock, permitindo que os usuários alternem entre desktops virtuais, adicionem novos com um botão “+” ou os reorganizem arrastando, tudo sem precisar entrar na visualização completa de Multitarefa.

Elementary OS 8.1 Circe traz mais novidades do que você imagina (7)

Com suporte ao Background Portal, a Dock agora pode exibir ícones para aplicativos executando em segundo plano. Os usuários podem ver por que um aplicativo está em execução e forçar seu encerramento, se necessário. A Dock aparece dentro da Multitasking View, apresenta uma animação de “tremer” e pode ter seus hot corners habilitados mesmo com um aplicativo em tela cheia.

AppCenter mais funcional

O AppCenter, a loja de aplicativos curada da distribuição, recebeu uma atualização para acomodar melhor a vasta biblioteca de aplicativos cross-platform do Flathub, que é incluído por padrão. A integração com o servidor de avaliações ODRS fornece notas percentuais simples, e quando os desenvolvedores fornecem capturas de tela para várias plataformas, o sistema mostra aquelas destinadas ao elementary OS.

Elementary OS 8.1 Circe traz mais novidades do que você imagina (6)

Sabiamente, o botão de ação para aplicativos gratuitos mudou de “Grátis” para “Instalar”, e um pequeno rótulo agora indica se um aplicativo contém compras dentro do app. Jogos que suportam controles também são marcados. O motor de busca foi otimizado para ser mais rápido, e os resultados agora aparecem em duas colunas quando há espaço suficiente na janela. O código foi simplificado, tornando as atualizações de aplicativos mais rápidas e confiáveis, e os aplicativos instalados agora são classificados por data de lançamento para facilitar a visualização das novidades.

Design inclusivo

O elementary OS adotou formalmente uma filosofia de Design Inclusivo, tratando a acessibilidade como um princípio central desde a concepção. Colaborando com o testador cego Florian Beijers, a equipe tornou todo o processo de instalação e configuração inicial navegável completamente sem visão, pelo menos para quem entende inglês.

Além disso, o suporte para leitor de tela foi adicionado a Notificações, à Sobreposição de Atalhos, ao Calendário, às Configurações do Sistema e ao AppCenter. Uma nova configuração de “Reduzir Movimento” minimiza uma nova gama de animações em todo o desktop e nos aplicativos para quem sofre de enjoo por movimento ou simplesmente não quer o delay das animações.

O agendamento do Modo Escuro agora é mais flexível, permitindo alternâncias manuais temporárias sem cancelar completamente a programação automática. Ainda aplicaram maior contraste de texto no Terminal, elementos transparentes que respeitam a configuração de “Translucidez do Painel” e a garantia de que filtros de exibição não são capturados em capturas de tela.

Desempenho e suporte de hardware

Sob sua superfície, o OS 8.1 é alimentado pela mais recente base Ubuntu 24.04.3 LTS, apresentando o kernel Linux 6.14 e a pilha gráfica Mesa 25. Isto se traduz em melhor desempenho para jogos e operações de arquivo, consumo de energia reduzido para certos chipsets e GPUs AMD e Intel, e suporte para o mais recente hardware, incluindo processadores Intel “Lunar Lake”, mais webcams, gamepads e dispositivos Wi-Fi.

Elementary OS 8.1 Circe traz mais novidades do que você imagina (5)

Talvez o avanço mais inovador nos bastidores seja a introdução de uma versão ARM64 oficial. Pela primeira vez, os usuários podem executar o elementary OS nativamente em Macs com Apple Silicon (série M) e outros dispositivos ARM que inicializam via UEFI, como modelos específicos de Raspberry Pi, expandindo bastante sua base de hardware potencial. Várias questões relatadas com múltiplos monitores foram resolvidas, e o Instalador agora se mantém sempre centralizado na tela, corrigindo problemas com layouts que mudam durante o carregamento.

Novos aplicativos padrão

O lançamento 8.1 expande o conjunto de aplicativos padrão com duas adições altamente solicitadas e atualiza ferramentas-chave existentes. O sistema agora vem com o “Monitor”, um aplicativo para monitorar recursos do sistema e processos em execução, incluindo indicadores opcionais no painel.

Elementary OS 8.1 Circe traz mais novidades do que você imagina (4)

Também é incluído o “Mapas”, que atualmente cobre o básico como mapas de Exploração e Trânsito, mostrando sua localização atual, buscando locais e lidando com links do tipo geo://, permitindo recursos como abrir a localização de um evento do Calendário.

Elementary OS 8.1 Circe traz mais novidades do que você imagina (3)

O aplicativo Música ganhou novos recursos importantes para gerenciar a fila de reprodução, que agora é salva e restaurada. O Terminal usa uma barra de abas similar à do Navegador Web e a proteção contra colagem foi expandida para cobrir mais comandos potencialmente perigosos. O GNOME Web também foi atualizado para a versão 48.3, trazendo melhor desempenho e compatibilidade.

Elementary OS 8.1 Circe traz mais novidades do que você imagina

Atualize já!

O elementary OS 8.1 está disponível agora como um download gratuito, no modelo pague-o-que-quiser. A equipe recomenda um computador com pelo menos um processador dual-core moderno de 64 bits, 4 GB de RAM e um SSD de 32 GB para a melhor experiência.

Para quem deseja experimentar, os desenvolvedores recomendam fortemente instalar no hardware real em vez de uma máquina virtual, pois esta última não consegue representar com precisão o desempenho e a fidelidade visual do sistema operacional. Com seu foco no feedback do usuário, design elegante e uma computação baseada em princípios, o elementary OS 8.1 “Circe” pode ser uma boa alternativa para quem curte o seu estilo “macOS das antigas”.

Ajude o Diolinux a permanecer crescente e independente: seja membro Diolinux Play!