Mozilla apresenta um novo mascote para o Firefox

Mozilla apresenta um novo mascote para o Firefox

A Mozilla deu mais um refresh de marca do Firefox e revelou o Kit, um novo mascote, um raposinho ágil, com bochechas felpudas e pelagem cor-de-fogo, pensado para representar um navegador “privado, aberto e realmente seu”. Junto do anúncio, a organização lançou um merch oficial, incluindo camisetas, adesivos e canecas, disponíveis nos EUA e na Europa, além de um papel de parede para a Nova Aba com o rosto do Kit.

O lançamento do mascote vem na esteira da reformulação visual que a Mozilla vem conduzindo, envolvendo logotipo, wordmark, tipografia, site e materiais de marketing, inclusive com o retorno do clássico dinossauro em versão pixel art. Nesse contexto, o Kit atua mais como símbolo de proximidade e guia para experiências que a Mozilla quer enfatizar: privacidade por padrão, abertura do ecossistema web e controle do usuário sobre o navegador. Por ora, não há confirmação de alguma mudança no ícone do aplicativo do Firefox, o material promocional que acompanha o mascote continua exibindo o logo atual (atualizado pela última vez em 2019).Para quem quiser levar o visual do Kit para o dia a dia, o Firefox facilita a personalização da página da nova aba com wallpapers temáticos.

Mozilla apresenta um novo mascote para o Firefox

Por que um mascote agora?

Num cenário em que o Firefox disputa atenção com navegadores baseados em Chromium, a Mozilla parece apostar em presença de marca e carisma para reforçar diferenciais já conhecidos (extensões poderosas, recursos de proteção contra rastreamento, sincronização multiplataforma, etc.). Um mascote não substitui melhorias técnicas, mas ajuda a contar histórias e a criar identidade, sobretudo junto de públicos que descobrem o navegador fora da bolha tech. E, claro, mascotes funcionam bem em campanhas, onboarding, tutoriais e… nas suas figurinhas e stickers.

Se o Kit é um “hit”? Gosto não se discute mas, ao que tudo indica, a raposinha chegou para ficar e, no mínimo, dar rosto à missão que acompanha o Firefox desde o início. E vale lembrar que ela afasta o Firefox do animal que deu origem ao nome do navegador, o panda-vermelho.

Fique por dentro das principais novidades da semana sobre tecnologia e Linux: receba nossa newsletter!