Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! Este é o último Diolinux News de 2025, e pra fechar com chave de ouro, está recheado de notícias sensacionais! Temos lançamento do novo Pop!_OS, tentativa de padronização de IAs agênticas, algumas mudanças na LTS do Ubuntu e muito mais! Bora logo pras notícias?
Anthropic, OpenAI e Linux Foundation querem padronizar IAs agênticas
O que não falta hoje em dia é modelo de IA: o Google tem a sua, a Microsoft também, a Meta, a OpenAI, a Anthropic e por aí vai. Mas ao que depender da Linux Foundation, pelo menos elas serão padronizadas. Isso porque ela acabou de criar um grupo chamado Agentic AI Foundation (AAIF), cujo objetivo é padronizar as tecnologias de agentes de inteligência artificial.
E parece que já tem dado certo: o grupo tem envolvimento de diversas empresas como OpenAI, Anthropic, Block, AWS, Bloomberg, Cloudflare, Google e a Microsoft. Não só isso, como algumas delas também doaram algumas tecnologias.
- A Anthropic cedeu o Model Context Protocol (MCP), um padrão que permite conectar modelos e agentes de IA às ferramentas. Esse modelo é adotado não só pelo próprio Claude, da Anthropic, mas pelo Cursor, Copilot, Gemini, VS Code, entre algumas outras plataformas;
- A OpenAI doou o Agents.md, um arquivo com instruções para agentes de programação com IA;
- E pra finalizar, a Block doou o Goose, um framework para agentes de IA que combina modelos de linguagem, ferramentas extensíveis e integração com o MCP. Talvez você nunca tenha ouvido falar na Block, mas essa é uma empresa cofundada pelo Jack Dorsey, criador do Twitter.
A ideia da Fundação é criar um ecossistema neutro e colaborativo, evitando que a próxima era da IA seja dominada por padrões proprietários. Eles querem que qualquer desenvolvedor possa construir um componente e ter a certeza de que ele funcionará com outras ferramentas, promovendo inovação e interoperabilidade.
Meta quer abandonar o open source e lançar IA paga
Ainda falando de IAs, a Meta tem um modelo de código aberto bem popular, o Llama. Mas está acontecendo toda uma reestruturação na divisão de IA da empresa, que pode mudar completamente como disponibiliza os seus modelos.
Ao que tudo indica, ela está desenvolvendo uma nova IA, de codinome Avocado, que deve chegar ao mercado em 2026, e dessa vez não será de código aberto. Pelo contrário: essa IA seria rigorosamente controlada pela Meta.
A mudança de estratégia é vista como uma resposta às pressões de mercado e investidores, que questionam os altos custos de desenvolvimento de IA sem um retorno financeiro claro. O modelo aberto e gratuito do Llama, apesar de popular, não gera receita direta. Inclusive, para treinar, a empresa está utilizando dados extraídos de sistemas concorrentes, como o Gemma do Google, o GPT-OSS da OpenAI e o Qwen da Alibaba.
Como a novidade chega no mercado só em 2026, ainda deve levar algum tempo para mais detalhes.
Diocast: um resumo de 2025
2025 foi um ano recheado de novidades no mundo do Linux! E é exatamente sobre isso que falamos no último episódio da temporada do Diocast. Neste episódio, Raul, Dio e Eddie conversam sobre acontecimentos importantes de 2025, desde o fim do Windows 10, o lançamento de grandes distribuições e até mesmo algumas das promessas para 2026.
O episódio já está disponível em vídeo no Diolinux Labs e no Spotify, e para quem prefere a versão em áudio, é só pesquisar por Diocast em qualquer plataforma de podcasts.
Duas flavours do Ubuntu não terão versão LTS
Estamos cada vez mais perto da próxima LTS do Ubuntu, mas ao que tudo indica, no Ubuntu 26.04, duas flavours do sistema da Canonical não devem receber o status de LTS. Se você utiliza o Xubuntu, Lubuntu, Budgie, Cinnamon, Studio, Edubuntu, ou até mesmo o Kylin, tudo segue conforme o planejado.
Mas se você utiliza a versão com interface Mate ou Unity, temos más notícias: essas duas distribuições poderão ter um lançamento em abril, mas não serão consideradas LTS, ou seja, não terão 5 anos de suporte.
As duas têm um motivo bem parecido para isso: a falta de contribuidores.
- Ubuntu Unity: Já falamos aqui no News sobre o Ubuntu Unity, que inclusive não teve um lançamento na versão 25.10 justamente por este mesmo motivo. O principal desenvolvedor da distribuição, o Rudra Saraswat, de apenas 16 anos, precisou se afastar para focar nos seus estudos, e por conta disso a distro ficou sem um desenvolvedor para liderar o projeto, resultando em diversos bugs sem correção. Inclusive eles estão em busca de desenvolvedores que conheçam o código do Unity 7, mas enquanto isso, a versão 26.04 não será considerada uma versão LTS.
- Ubuntu MATE: É um pouco menos complexo do que isso, mas basicamente faltam contribuidores disponíveis para garantir que tudo siga funcionando como deveria.
E talvez você esteja se perguntando: e o Kubuntu? Pois é, a interface não está listada no anúncio do conselho técnico, mas é bem provável que ela ganhe uma LTS sim, dada a popularidade da distribuição.
Pop!_OS 24.04 finalmente foi lançado!
Depois de mais de 1 ano de várias versões alfas e betas, finalmente veio aí: o Pop!_OS 24.04 com a interface COSMIC foi lançado de maneira estável! Esse é um marco para o Pop!_OS, que existe há 7 anos, mas agora pela primeira vez, ele traz uma interface própria, feita do zero. O objetivo do COSMIC é ser uma interface completamente modular, e que você pode utilizar não apenas no Pop!_OS, mas em qualquer outra distribuição.
Essa é a versão 1 (a “Epoch 1”), então ainda devemos ver muitas mudanças ao longo dos próximos lançamentos. Por aqui já encontramos a popular ferramenta de tiling, além de uma série de aplicativos próprios, como um gestor de arquivos, player de vídeo, terminal, editor de textos, uma nova loja de apps e muito mais.

O Pop!_OS 24.04 além de trazer a nova interface COSMIC, como o próprio nome já sugere, é baseado no Ubuntu 24.04, e traz também:
- Uma versão ARM oficial;
- Um novo modo de gráfico para notebooks com GPU híbrida, onde você não precisa ficar mudando de modo conforme a placa de vídeo que quer usar;
- Uma ferramenta para reinstalar o sistema, mas mantendo seus arquivos, configurações e aplicativos Flatpak.
O lançamento marca uma transição histórica. Enquanto versões anteriores como a 22.04 LTS já eram elogiadas por seu desempenho, suporte a hardware (especialmente NVIDIA) e segurança (com criptografia de disco completa por padrão), elas utilizavam uma versão altamente customizada do GNOME. O COSMIC escrito em Rust representa a independência total e uma nova visão de experiência desktop para o futuro.
Você já pode baixar a ISO do Pop!_OS 24.04 diretamente do site oficial, e para os usuários da versão 22.04, você tem duas opções: ou esperar uma notificação de atualização que deve chegar em janeiro de 2026, ou forçar a atualização por meio de um comando no terminal.
De qualquer maneira, como em toda atualização de sistema, não se esqueça de fazer backup de todos os seus arquivos, caso dê algum problema no update.
Firefox 146
O Firefox 146 já está disponível e traz uma boa novidade para os usuários de Linux: a partir de agora, ele conta com suporte completo para escala fracionada no Wayland. Até o momento, era possível ativar este suporte, mas era preciso mexer em flags do navegador. Agora, está tudo ativo por padrão.
Pra quem não sabe, escala fracionada é quando você utiliza tamanhos intermediários para a interface, como 125%, 150%, entre outros, muito comum em telas de alta resolução. É uma ferramenta importantíssima para quem tem monitores 4K ou superior, já que ao utilizar o sistema em escala 100% faz com que todos os itens da interface fiquem extremamente pequenos.
A partir de agora, para quem utiliza o Linux com Wayland, será possível aproveitar isso no Firefox sem nenhuma incompatibilidade e sem precisar ativar nada.
Discord traz melhorias para usuários de Linux
Outra aplicação que também trouxe novidades para usuários de Linux é o Discord. A partir de agora, você pode fazer encoding de vídeo acelerado por hardware em GPUs AMD através do VAAPI, garantindo quase que o dobro da qualidade de vídeo, utilizando menos recursos.
Essa novidade é focada primariamente no Steam Deck, que utiliza hardware da AMD, mas é claro, qualquer usuário de Linux que utilize hardware AMD também pode se beneficiar disso. Pra aproveitar essa novidade, é só atualizar o seu Discord por aí.
Promoção
Hoje começa a última promoção do ano no Steam, onde você encontra jogos com até 90% de desconto! Confira em sua lista de desejos quais estão com um valor imperdível e aproveite.
E mais uma dica: para saber se o jogo funciona no Linux, é só acessar o ProtonDB e buscar pelo nome do jogo. Por lá você encontra reports de outros usuários, incluindo dicas para eventuais ajustes. Mas a chance de funcionar é muito alta, já que o Linux já roda mais de 24 mil jogos do Steam!
Se você quiser receber mais notícias do que acontece no mundo da tecnologia e do open source, é só se inscrever na nossa newsletter!