Um trecho de código encontrado na segunda beta do iOS 26.3 dá a entender que o sistema finalmente introduzirá criptografia de ponta a ponta em mensagens trocadas com o padrão RCS 1, presente no app Mensagens (Messages).
Essa camada de segurança, vale lembrar, foi prometida pela Apple há quase um ano em um esforço para se adequar às regras estabelecidas pela GSMA, responsável por definir as características desse padrão de comunicação.
Curiosamente, o código em questão, compartilhado por @TiinoX83 no X, faz referência a apenas quatro operadoras francesas (Bouygues, Orange, SFR e Free). Segundo ele, nenhuma outra empresa de telefonia em qualquer país do mundo conta com essa referência em seu bundle no sistema.
Le chiffrement de bout en bout arrive sur le RCS de l’iPhone !
— Tiino-X83 (@TiinoX83) January 12, 2026
Je viens de vérifier les carrier bundles d’iOS 26.3 bêta 2, et Apple a ajouté un nouveau paramètre permettant aux opérateurs d’activer le chiffrement pour le RCS
Pour le moment, aucun opérateur ne l’a encore activé pic.twitter.com/RkFGH5J5ut
Acabei de verificar os pacotes de operadoras para o iOS 26.3 beta 2 e a Apple adicionou uma nova configuração que permite às operadoras habilitar a criptografia para RCS.
Até o momento, nenhuma operadora o ativou ainda.
Como lembrado pelo 9to5Mac, é possível que esse trecho seja, na verdade, um toggle que, quando ativado, exibirá o nível de segurança das mensagens (ou seja, se elas contam com criptografia ou não).
Embora a agência determine, nas regras da terceira versão do RCS Universal Profile, que a criptografia de ponta a ponta venha ativada por padrão, é possível que alguns países proíbam as empresas de implementar esse nível de segurança — daí a necessidade de um alerta desse tipo.
Ainda não está claro quando a Apple introduzirá a criptografia de ponta a ponta em mensagens enviadas via RCS, mas agora tudo leva a crer que isso acontecerá nos próximos meses.
Além do iOS, a nova versão do padrão também deverá ser disponibilizada no iPadOS, no macOS e no watchOS.