Os rumores sobre os supostos futuros dispositivos domésticos inteligentes da Apple deram uma esfriada, mas isso não significa que eles cessaram. De fato, a Macworld divulgou hoje a descoberta de um código presente em uma versão interna de pré-lançamento do iOS 26 que faz referência a um dispositivo com o codinome interno J490 — o mesmo associado anteriormente ao especulado “HomePad”.
Conforme já aventado e repercutido pela matéria, esse gadget deverá ser alimentado pelo chip A18 e incluir uma câmera frontal ultra-angular com o recurso Palco Central (Center Stage), viabilizando videochamadas diretamente do dispositivo.
Posts relacionados
- Produtos de casa inteligente da Apple serão produzidos primeiro no Vietnã, diz Bloomberg
- Apple quer dar a volta por cima em IA com robôs domésticos, Siri renovada e mais, diz Mark Gurman
- Apple estaria preparando novo sistema para dispositivos de casa inteligente
Essa câmera integrada, porém, não parece ser projetada exclusivamente para ligações de vídeo, já que o dispositivo também deverá contar com Face ID e usará biometria facial para identificar quem está no ambiente — o que possibilitaria a alternação entre diferentes perfis a depender de quem está interagindo com o dispositivo. A Macworld também disse ter tido acesso a um aplicativo usado por engenheiros para testar a precisão desse sistema.
De acordo com outra reportagem do site sobre a aguardada Siri renovada, códigos internos da Apple indicam que a assistente virtual “mais pessoal e inteligente” também chegará ao “HomePad” — ou seja, ela não será limitada ao iPhone, iPad e Mac. Isso permitirá que usuários tenham conversas naturais com a Siri e acessem recursos (como lembretes contextuais) diretamente do novo hub. Os códigos também corroboraram a janela de lançamento dessa nova versão da Siri, que poderá chegar com o iOS 26.4.
Outro produto doméstico inteligente
Como também já especulado, o “HomePad” pode não ser o único novo produto doméstico inteligente da Apple a chegar no próximo ano. No caso, a Macworld encontrou referências a um produto inédito, identificado como J229.
Segundo eles, o código sugere que esse dispositivo possui múltiplos sensores, consegue detectar sons de alarme (assim como o HomePod), capturar imagens (ou seja, provavelmente possui uma câmera integrada) e é identificado como um acessório, não como um dispositivo independente. Uma campainha, será?
Ainda não foram divulgadas mais informações sobre esse dispositivo, então continuaremos acompanhando.