Há alguns anos, diversos usuários do macOS relatam o consumo colossal de memória e CPU 1 do processo mds_stores no Monitor de Atividade (Activity Monitor), podendo acarretar inclusive um desempenho estranhamente lento do sistema — iniciando, inclusive, o processo de troca de memória (swap memory).
Vamos entender na prática o que é isso.
O que é mds_stores?
mds_stores é um processo em segundo plano que integra a Busca do Spotlight, associado ao banco de dados de indexação do recurso. Ele cataloga arquivos, aplicativos, alterações, metadados, mídias e conteúdo dos arquivos para o funcionamento eficaz da ferramenta. A sigla “mds” é uma abreviação para “metadata server” (ou “servidor de metadados”, em tradução direta).
Embora ele rode em segundo plano, por vezes é possível que, por um erro, ele consuma mais memória ou CPU do que o necessário — chegando a até 20GB de troca de memória, por exemplo, e consumindo 100% da CPU. Esse cenário obviamente não é ideal e existem algumas alternativas possíveis.
Como solucionar o problema
Existem dois caminhos possíveis: a reinicialização da máquina (mais demorada e nem sempre possível, mas razoavelmente mais assertiva na resolução do incidente), a remoção manual do processo no Monitor de Atividade (não ideal, mas elimina o problema pelo menos temporariamente) junto à reinicialização do Spotlight.
Reiniciar o Mac
Para reiniciar o seu Mac, selecione o menu da maçã no canto superior esquerdo da sua tela e clique em “Reiniciar”.
Remoção manual do processo
Já para matar o processo no Monitor de Atividade, a quantidade de passos é um pouco maior:
- Abra o Monitor de Atividade.
- Pesquise por mds_stores e selecione o processo.
- Após abrir os detalhes dele, selecione a opção “Encerrar”.
- Confirme o encerramento e autentique com a senha do seu usuário ou o Touch ID.


Depois, para reiniciar o Spotlight:
- Abra o Finder.
- Selecione-o na barra de menus.
- Clique em “Ajustes”.
- Escolha “Avançado”.
- Desative a opção “Mostrar extensões de todos os arquivos”, espere alguns segundos e ative-a novamente — ou faça o processo contrário, caso prefira que isso fique desativado.

Isso auxilia na reinicialização do Spotlight. Mesmo assim, a reinicialização quando possível é a solução recomendada na existência de processos que sobrecarreguem a performance do seu Mac.
via OS X Daily