A primeira grande atualização do Firefox em 2026 já está disponível para todos os usuários. Trata-se da versão 147, a qual inclui novos recursos e alterações.
Talvez o principal seja o suporte à API 1 WebGPU em Macs com Apple Silicon para todas as versões compatíveis do macOS. Naturalmente, a vantagem dessa adição é um melhor desempenho gráfico e computacional, possibilitando rodar web apps mais pesados sem tanto impacto.
Posts relacionados
- Firefox 146 chega com melhorias gráficas no macOS e tradução offline no iOS
- Firefox ganhará modo de navegação específico para recursos de IA
- Firefox agora permite usar Apple Intelligence para gerar resumos de páginas no iOS
O update também inclui melhorias no modo Picture-in-Picture (PiP), como a possibilidade de abrir automaticamente uma janela de reprodução miniaturizada para um vídeo em reprodução em uma aba quando ela for minimizada.
Também são novidades dessa versão a compatibilidade com o protocolo Safe Browsing V5, restrições de acesso à rede local ativadas por padrão no modo Proteção Aprimorada Contra Rastreamento (de modo que o Firefox agora exigirá que os usuários permitam explicitamente que sites públicos acessem recursos da rede local) e suporte à especificação XDG do Freedesktop.org.
Além disso, a atualização corrige vulnerabilidades de segurança e altera diversos aspectos para desenvolvedores e usuários corporativos, cujos detalhes podem ser conferidos nessa página.