A Apple está implementando duas mudanças relevantes no que se refere ao emparelhamento de dispositivos de terceiros na União Europeia, como parte dos esforços da empresa para se adequar às exigências de interoperabilidade da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA).
Como destacado pelo MacRumors, a partir do iOS 26.3, dispositivos Bluetooth como fones de ouvido (earbuds) agora poderão apresentar uma experiência de conexão com o iOS semelhante à que se tem com os AirPods, bastando aproximá-los do iPhone para emparelhá-los com um único toque, sem passos adicionais.
Posts relacionados
- Apple Ads e Mapas poderão ser classificados como “gatekeepers” pela Comissão Europeia
- Apple contesta Lei dos Mercados Digitais, da UE, em tribunal do bloco
- Beta do iOS 26.3 tem opção nativa de migração para Android e encaminhamento de notificações
A outra novidade é focada em wearables de terceiros — como smartwatches, fitness bands ou outros dispositivos do gênero —, que agora suportarão o recebimento de notificações do iPhone diretamente do smartphone da Apple e a possibilidade de reagir a elas — uma funcionalidade que costuma ser limitada aos Apple Watches.
Mas esse emparelhamento ainda será limitado. Como visto na primeira beta do iOS 26.3, notificações do iPhone poderão ser encaminhadas para apenas um dispositivo por vez — o que quer dizer que habilitar as notificações para dispositivos de terceiros desativará o recebimento delas no Apple Watch (se você tiver esses dois dispositivos, claro).
A Comissão Europeia elogiou a implementação das novidades, afirmando que elas levarão “novas oportunidades” para usuários e desenvolvedores europeus, que já podem testá-las. O órgão a considera “mais um passo em direção a um ecossistema digital mais interligado” no bloco.